Arquidiocese de Passo Fundo
 
 
Itepa Faculdades
 
12.Nov - IVC: Itepa Faculdades e Área Pastoral de Passo Fundo celebram a conclusão de curso de extensão
Aumentar Fonte +
Diminuir Fonte -
IVC: Itepa Faculdades e Área Pastoral de Passo Fundo celebram a conclusão de curso de extensão

 

Depois de 32 encontros, a Escola de Iniciação à Vida Cristã - uma iniciativa da Área Pastoral de Passo Fundo em parceria com a Faculdade de Teologia e Ciências Humanas (Itepa) - concluiu as atividades na última sexta-feira, 8. O projeto, que foi desenvolvido buscando atender as necessidades e urgências do Plano de Pastoral da Arquidiocese, buscou, também, ser um espaço para estimular a reflexão, a vivência e o agir mistagógico entorno do processo de Iniciação Cristã.

 

Apoio às paróquias
Além de envolver as lideranças na formação, o curso teve por objetivo ser, também, um apoio aos padres e coordenações paroquiais de catequese na consolidação do processo de Iniciação Cristã. A proposta das aulas foi desenvolvida com o propósito de desempenhar a função de laboratório, onde os padres e catequistas pudessem aprender e celebrar e, depois, retornar às comunidades fortalecidos para dar continuidade ao processo. Neste sentido, não só os encontros, mas desde a sistematização e construção do projeto pedagógico do curso até a sua aplicação e vivência serviram como aprendizado e experiência para aperfeiçoar o agir catecumenal.

 

Para o padre Cassiano Pertile, que atuou junto à coordenação do projeto, a proposta foi essencial para que as lideranças pudessem compreender e vivenciar a Iniciação à Vida Cristã. "A ideia foi de promover um espaço - além do estudo e da reflexão - onde as catequistas pudessem celebrar, vivenciar e experimentar os ritos da Iniciação à vida Cristã", inicia. "Buscamos conjugar o estudo com a vivência e celebração dos ritos de passagem. Foi muito bonito, houve muita aprendizagem e vivência e contamos com a presença de catequistas e coordenadores da cidade e região.". 

 

O padre acrescenta, ainda, a necessidade de refletir e compreender a urgência da IVC para a Igreja. " Os encontros foram para despertar e desenvolver o espírito da Iniciação à Vida Cristã - que é, também, um dos clamores da Igreja de todo o mundo que vem sendo suscitado desde o Concílio Vaticano II e reforçado, de forma especial, pela Conferência de Aparecida e pelos documentos do papa Francisco. A Iniciaão à Vida Cristã se caracteriza como um espírito para formar discípulos missionários a partir do encontro com Jesus Cristo ", conclui. 

 

Avaliação
Durante a avaliação do curso, realizada no último encontro, a turma ressaltou a necessidade de aprofundar e estudar ainda mais sobre o itinerário catequético e de colaborar para que a catequese seja, de fato, um verdadeiro encontro com Jesus Cristo. Depois da avaliação, as lideranças participaram da Celebração Eucarística, com a entrega dos certificados.

 

Sammara Garbelotto
Assessoria de Comunicação da Arquidiocese de Passo Fundo
imprensa@arquidiocesedepassofundo.com.br
Informações: Itepa Faculdades

 

 


Indique a um amigo
 
CONTATO
Cúria Metropolitana
Rua Coronel Chicuta, 436 - 4º Andar | sala 401 Edifício Nossa Senhora Aparecida - Centro - 99010-051 | Passo Fundo/RS
(54) 3045-9240

Centro de Pastoral
Rua Coronel Chicuta, 436 - 4º Andar | sala 410 Edifício Nossa Senhora Aparecida - Centro - 99010-051 | Passo Fundo/RS
(54) 3045-9204
 
 
 

Copyright @ 2024 - Arquidiocese de Passo Fundo. Todos os direitos reservados.