Arquidiocese de Passo Fundo
 
 
CNBB | Sul 3
 
15.Jul - COMIDI: Arquidiocese de Passo Fundo participa de formação missionária
Aumentar Fonte +
Diminuir Fonte -
COMIDI: Arquidiocese de Passo Fundo participa de formação missionária

 

No ano em que a Igreja se prepara para viver, em outubro, o Mês Missionário Extraordinário, promulgado pelo papa Francisco, o Regional Sul 3 da CNBB celebra, também, os 25 anos de presença missionária em Moçambique, no Continente Africano, através do Projeto Igrejas Solidárias. Para marcar a data, o Conselho Missionário Regional (COMIRE) promoveu, de 12 a 14 de julho, em Santo Antônio da Patrulha - Diocese de Osório - a Formação Missionária Estadual. Reunindo cerca de 150 pessoas - das arqui/dioceses gaúchas e visitantes, entre eles alguns dos mais de 30 missionários e missionárias que já passaram pela missão em Moma -, o momento, além de refletir a importância de uma missão encarnada na realidade do povo, comemorou 25 anos do envio da primeira equipe missionária a Moçambique por este projeto de parceria entre a Igreja do Rio Grande do Sul e a Arquidiocese de Nampula. A Arquidiocese de Passo Fundo, através da equipe do COMIDI - Conselho Missionário Diocesano - participou das atividades. 

 

Chamado missionário
“Deus nos olha, nos batiza e nos envia”. A reflexão de dom Adilson Busin, bispo referencial do Conselho Missionário Regional, deu abertura e resume a essência das atividades que envolveram a formação. Assessorada pelo padre Moussa Serge Traore, natural de Burkina Faso e membro da Congregação dos Missionários de Nossa Senhora da África - ou Padres Brancos -, a formação envolveu, ainda, outros bispos, padres, irmãs religiosas, leigos e leigas que deram testemunhos missionários que ajudaram no aprofundamento do tema central do encontro: “Missão é encontro: nossas ações missionárias repensadas a partir do MME.” Padre Érico Martins que é o coordenador do COMIDI e esteve em Santo Antônio da Patrulha, ações assim colaboram para potencializar o espírito missionário. "A Formação Missionária Estadual foi uma oportunidade para fortalecer a dimensão missionária da Igreja e compreender que o anúncio do Evangelho é tarefa de todo cristão batizado”, comenta. "Se faz necessário compreender que a missão é estabelecer uma relação de encontro com o povo de Deus, sem ter medo de morrer pela causa do projeto do Reino anunciado por Jesus”, completa.

 

 

Show Missionário
Aina buscando marcar a celebração dos 25 anos de presença missionária em Moçambique, o COMIRE e o Regional Sul 3 da CNBB promoveram, no sábado, 13, um show com o grupo Ir ao Povo. Reunindo os participantes da formação missionária regional, do III Congresso Missionário Nacional de Seminaristas, a comunidade local e peregrinos de diversos locais do estado, o show contemplou atrações locais e reuniu mais de 1500 pessoas no Parque da Moenda, em Santo Antônio da Patrulha.

 

Assessoria de Comunicação da Arquidiocese de Passo Fundo
imprensa@arquidiocesedepassofundo.com.br
Colaboração: COMIDI e POM


Indique a um amigo
 
CONTATO
Cúria Metropolitana
Rua Coronel Chicuta, 436 - 4º Andar | Edifício Nossa Senhora Aparecida - Centro - 99010-051 | Passo Fundo/RS
(54) 3045-9240

Centro de Pastoral
Rua Coronel Chicuta, 436 - 2º Andar | Edifício Nossa Senhora Aparecida - Centro - 99010-051 | Passo Fundo/RS
(54) 3045-9204
 
 
 

Copyright @ 2020 - Arquidiocese de Passo Fundo. Todos os direitos reservados.