Arquidiocese de Passo Fundo
 
 
CNBB | Nacional
 
12.Abr - 56ª Assembleia Geral da CNBB: bispos discutem o contexto atual
Aumentar Fonte +
Diminuir Fonte -
56ª Assembleia Geral da CNBB: bispos discutem o contexto atual

Cerca de 400 bispos de todo o país estão reunidos desde ontem, 11, no Santuário Nacional de Aparecida, em São Paulo, para a 56ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil que, neste ano, tem como tema central as Diretrizes para a formação dos presbíteros para a Igreja no Brasil. No encontro, que vai até o próximo dia 20, os religiosos vão discutir a atual situação dos seminários e debater assuntos como política e violência.

 

Dom Rodolfo Weber, arcebispo de Passo Fundo, está participando do evento e ressalta a importância dessa reunião para pensar a ação da Igreja. "Como acontece todos os anos, reservamos dez dias para nos encontrarmos e vivermos a fraternidade episcopal e, também, para refletirmos, rezarmos e pensarmos a Igreja do Brasil", iniciou. "Periodicamente, como conferência, precisamos avaliar as diretrizes da formação presbiteral, num ciclo de cada dez anos o tema volta para ser estudado, revisto e aprofundado", ressalta. Além de ser um encontro de estudo, também é lugar de rezarmos juntos como bispos e, por isso, todos dias temos pelo menos três momentos de oração em conjunto. Esta não é uma reunião qualquer, é uma reunião de líderes religiosos que têm missão evangelizadora  e, por isso, precisam se deixar conduzir pelo Espírito Santo. Convidamos a Igreja do Brasil para rezarem pelos seus bispos reunidos. Convido a todos a lembrarem e rezarem por nós, especialmente pela intercessão da padroeira do Brasil e também da nossa Arquidiocese, Nossa Senhora Aparecida", complementa.

 

Debates diários

Um dos momentos mais importantes do ano para a Igreja Católica do Brasil, a Assembleia Geral envolve quatro sessões de debate por dia. Nesta quarta-feira, foi debatido o tema central e outros assuntos internos da Igreja e de panorama nacional, como Estado laico, política e eleições, novas comunidades, Estatutos da CNBB, Ano do Laicato, Sínodo da Pan-Amazônia e indicações para as Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil (DGAE) que serão renovadas em 2019.

 

Dom Jaime Spengler, arcebispo de Porto Alegre e presidente da Comissão Episcopal Pastoral para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada, elaborou o texto do tema central da Assembleia deste ano. "Esperamos que essa Assembleia possa discutir o tema [formação de novos padres] com profundidade e que possamos construir um texto que responda ao que a realidade do Brasil exige", disse.

 

Contribuições

As sugestões dos bispos durante as sessões serão votadas pelos sacerdotes presentes e passarão a integrar um texto base sobre a formação de novas lideranças religiosas. Elas serão levadas ao Vaticano, e após aprovação, o texto fará parte do documento CNBB, que vai orientar a formação de futuros párocos no país. Todos os anos, a Assembleia Geral formata um novo documento com diretrizes para a Igreja Católica no Brasil.

 

Assessoria de Comunicação da Arquidiocese de Passo Fundo

imprensa@arquidiocesedepassofundo.com.br

Fonte: CNBB

 


Indique a um amigo
 
CONTATO
Cúria Metropolitana
Rua Coronel Chicuta, 436 - 4º Andar | Edifício Nossa Senhora Aparecida - Centro - 99010-051 | Passo Fundo/RS
(54) 3045-9240

Centro de Pastoral
Rua Coronel Chicuta, 436 - 2º Andar | Edifício Nossa Senhora Aparecida - Centro - 99010-051 | Passo Fundo/RS
(54) 3045-9204
 
 
 

Copyright @ 2019 - Arquidiocese de Passo Fundo. Todos os direitos reservados.