Arquidiocese de Passo Fundo
 
 
Arquidiocese
 
28.Abr - Vocações: a beleza de ser padre
Aumentar Fonte +
Diminuir Fonte -
Vocações: a beleza de ser padre

“Não fostes vós que me escolhestes, pelo contrário, fui eu que vos escolhi”. O trecho retirado do Evangelho de João permite compreender a essência da vocação. Chamados por Deus, aqueles que se dispõem a ouvir a voz que vem do alto, doam sua vida e se colocam a serviço. Com o propósito de motivar e incentivar o pensamento e a reflexão sobre as vocações, neste domingo, 03, a Igreja celebra o Dia Mundial de Oração pelas Vocações e convida todas as comunidades a rezarem pelas vocações sacerdotal, familiar, religiosa e leiga. Por isso, durante esta semana vamos trazer entrevistas com vocacionados com o objetivo de destacar o processo de discernimento vocacional e, também, a vivência diária da vocação.

 

Vocação: ser padre
Em sua tradicional mensagem, o Papa Francisco pediu que a Igreja se coloque a serviço das vocações "abrindo brechas no coração de todos os fiéis, para que cada um possa descobrir com gratidão a chamada que Deus lhe dirige, encontrar a coragem de dizer ‘sim’”. 'Sim' este que foi dado definitivamente pelo padre Érico Martins há dois anos, em sua ordenação presbiteral. Hoje, o padre atua junto ao Serviço de Animação Vocacional e é um dos responsáveis por ajudar os jovens em seu caminho de discernimento vocacional na Arquidiocese de Passo Fundo. Para ele, a vocação é um constante diálogo com Deus. "Sempre é bom lembrar que Deus nos deu um precioso dom: a vida! Esta não deve ser desperdiçada ou vivida sem sentido", destaca. "Na medida em que vamos descobrindo quais são os desígnios de Deus para nossas vidas encontramos as respostas certas para nossas inquietações e dúvidas. Por isso, vocação é um diálogo constante entre Deus e aquele(a) que ele chama. Vocação não é status, mas para servir", complementa.


O padre destaca, também, que todos são chamados e que, por isso, é necessário um intenso discernimento. Com ele foi assim. A vocação, que surgiu com base na família católica, foi se desenvolvendo a partir da participação nas missas, nos grupos de jovens e na comunidade. "Também ganhei na escola, no dia que a equipe vocacional que fez uma visita, um pequeno livro com a história dos santos. Eu pensava que também poderia fazer coisas, assim como os santos e santas, para servir a Deus. Em seguida, comecei a ser acompanhado pelo animador vocacional que me ajudou a discernir meu chamado", completa o jovem que conta, ainda, que o caminho percorrido no Seminário foi de amadurecimento. 

 

Animando a juventude
Hoje, dois anos após a sua ordenação presbiteral, padre Érico tem o desafio de animar a juventude para a temática da vocação. Ele destaca que, nesta missão, é preciso lembrar da oração e, também, de falar sobre a vocação com os jovens. O padre enfatiza: é preciso convidar os jovens para que façam parte da Igreja. "É preciso convidar os jovens para que se aproximem de Jesus Cristo, sejam uma Igreja viva e ousados na resposta ao chamado de Deus, não tenham medo. Sejamos criativos, Deus nos envia em missão para que em cada comunidade surjam novas vocações", coloca. 

 

"Sou muito feliz como padre!"
Quando questionado sobre como vivenciar e fortalecer a vocação, padre Érico enfatiza: "Sou muito feliz como padre!". E acrescenta: "Fortaleço minha vocação através do seguimento a Jesus Cristo, através da oração pessoal e comunitária; ministrando os sacramentos; fazendo leituras espirituais; amando o próximo, especialmente, os pobres e marginalizados; me dedicando ao serviço evangélico e sendo alegre, mesmo diante das dificuldades, colocando minha confiança no Senhor", conclui. 

 

Sammara Garbelotto
Assessoria de Comunicação da Arquidiocese de Passo Fundo
imprensa@arquidiocesedepassofundo.com.br


Indique a um amigo
 
CONTATO
Cúria Metropolitana
Rua Coronel Chicuta, 436 - 4º Andar | sala 401 Edifício Nossa Senhora Aparecida - Centro - 99010-051 | Passo Fundo/RS
(54) 3045-9240

Centro de Pastoral
Rua Coronel Chicuta, 436 - 4º Andar | sala 410 Edifício Nossa Senhora Aparecida - Centro - 99010-051 | Passo Fundo/RS
(54) 3045-9204
 
 
 

Copyright @ 2024 - Arquidiocese de Passo Fundo. Todos os direitos reservados.