Arquidiocese

13.Ago - Seminaristas apresentam mensagem aos presbíteros por ocasião do Dia do Padre
Seminaristas apresentam mensagem aos presbíteros por ocasião do Dia do Padre

Durante a celebração do Dia do Padre, realizada no dia 06 de agosto, no Seminário Arquidiocesano, com a presença do Clero da Arquidiocese, os seminaristas apresentaram aos presbíteros uma mensagem de agradecimento. Leia na íntegra:

Queridos padres
Hoje é um dia de gratidão pela vocação presbiteral. Agradecemos, inicialmente, pela resposta que vocês, padres, deram ao chamado do Senhor da Messe e por aqueles que, diariamente, cultivam-se e constroem um caminho coerente e condizente com a proposta de Jesus.

Alegramo-nos com os que assumem o Plano de Pastoral através do serviço nas diversas comunidades de nossa Arquidiocese de Passo Fundo; contemplamos a construção do Reino de Deus entre nós, quando vocês se doam em favor dos doentes, dos idosos, das famílias, crianças e jovens!

Sentimo-nos motivados a seguir na esteira de suas caminhadas, sobretudo, quando vocês testemunham um estilo de vida vivido à luz do Evangelho e da espiritualidade do seguimento a Jesus, com o olhar e as práticas dirigidas para o Reino, tocando a carne dos pobres - muitas vezes até ao esgotamento físico - e superando as posturas que não ajudam, como o apego aos bens materiais, a busca de poder não serviçal, os futricos e as murmurações.

Também destacamos como positivos os trabalhos que vocês realizam no processo de formação, auxiliando catequistas e outros agentes a aprofundar as prioridades da ação evangelizadora, como a proposta da Iniciação à Vida Cristã. É bonito ver o interesse das lideranças nas paróquias que contam com o apoio da Itepa Faculdades nos cursos de extensão e de aprofundamento, bem como o apoio e a postura paternal dos padres, que se manifesta no ato de participar junto, anotar, perguntar e vibrar com o rebanho nesses momentos. Como são bonitos os pés daqueles que conduzem as pessoas à fonte da água viva!

Além disso, ressaltamos a necessidade da formação pessoal, permanente e integral.  O Papa Francisco disse que ela “[...] depende em primeiro lugar da ação de Deus [...]”, que molda a todos nós como o oleiro (Jr 18, 1-10). Parabéns quando vocês padres se entregam nas mãos do Oleiro com espírito de abertura, procuram aprender e atualizar-se porque não se consideram uma obra já completa, caminham como discípulos missionários, preparam-se para as reflexões, são profundos e ousados nas palavras e no agir. Dom Hélder já dizia: «Quando teu navio, ancorado muito tempo no porto, começar a criar raízes na estagnação do cais, [...] parte!”

O Papa ainda salientou que quando o padre não se deixa moldar pelo Senhor, torna-se alguém desligado, rígido, insensível, acomodado e superficial, arrastando-se no ministério “[...] sem entusiasmo pelo Evangelho nem paixão pelo Povo de Deus”; assim, o sacerdote endurece o coração e acaba no vazio espiritual, na incoerência e na vida dupla.

Não podemos esquecer de que neste semestre acontecerá o sínodo da juventude. Precisamos admitir que, com frequência, os jovens “[...] são etiquetados como geração ‘líquida’, desprovida de paixões e de ideais. Certamente existem jovens frágeis, desorientados, fragmentados [...] pela cultura do consumismo ou do individualismo”. Porém, isso não nos impede de reconhecer que também existem jovens capazes de apostar na vida, de fixar o olhar no futuro e de lutar “[...] contra a resignação e a perda de esperança [...]” que marcam a nossa sociedade; estes, com criatividade e fantasia, são corajosos na mudança e generosos na promoção da solidariedade, da justiça e da paz. É bonito ver quando vocês padres apostam nos jovens, se esforçam para envolvê-los nas comunidades e acompanhá-los com respeito e amor, sem preconceitos e exclusões.

Além disso, imaginamos que deve doer muito no coração de vocês a percepção das situações problemáticas presentes na realidade atual, como o baixo número de vocações para o ministério ordenado, o contexto fragmentado marcado pela injustiça, pelo individualismo, pelo consumismo e pela indiferença, bem como o excesso de burocracia. Todas essas situações difíceis e outras que enfrentam internamente, sem dúvida, lhes fortalecem o espírito de luta e a confiança no crucificado/ressuscitado. O Senhor da Messe precisa de boas vocações e vocês, nas comunidades, são grandes animadores vocacionais. Mesmo assim, precisamos juntos intensificar esse trabalho.

Por fim, gostaríamos de dizer que esse dia de encontro é fundamental para fortalecer a comunhão entre nós. O Papa Francisco disse que experiências assim, quando vividas intensamente, libertam de narcisismos, ciúmes e rivalidades, fazem crescer a estima e o apoio recíprocos, favorecem a fraternidade e o amor.

Pedimos que Deus, por intercessão de Nossa Senhora Aparecida, os ajude a conservar e promover o tesouro que carregam em vasos de barro; que Ele nos fortaleça, como padres e seminaristas, para vencermos as ambiguidades pessoais e comunitárias e para sermos fieis ao Reino, firmes na fé, enraizados e edificados em Jesus Cristo.

Agradecemos por todo o apoio dado à nossa Comunidade Formativa, que se manifesta de diversas formas. Pedimos que continuem rezando por nós. Muito obrigado! Parabéns, feliz dia do padre e, um forte abraço dos seminaristas.