Arquidiocese de Passo Fundo
 
 
Arquidiocese
 
27.Fev - Seminários refletem a temática da Campanha da Fraternidade 2020
Aumentar Fonte +
Diminuir Fonte -
Seminários refletem a temática da Campanha da Fraternidade 2020

Buscando melhor viver o período quaresmal e para um compromisso maior com o tema proposto pela Campanha da Fraternidade 2020 – Fraternidade e Vida: Dom e Compromisso -, a Arquidiocese de Passo Fundo promove, em fevereiro e março, seminários nas diferentes áreas pastorais que buscam aprofundar a temática. A primeira atividade acontece na noite de hoje, 27, em Guaporé.

 

Preparados pela Equipe da Campanha da Fraternidade 2020, com o apoio do Conselho de Pastoral das Áreas Pastorais, os encontros são uma forma de aproximar a comunidade da temática da Campanha e, ainda, de provocar reflexões e ações possíveis em cada paróquia. Assim, o Seminário – que é um elemento importante na efetivação da quinta urgência do Plano da Ação Evangelizadora da Igreja Arquidiocesana “Igreja profética e misericordiosa a serviço da vida” - busca apresentar o texto-base da Campanha – que é a inspiração para o conteúdo abordado - além de contextualizar a ação de Jesus de cuidado com o próximo. Também aborda, ainda, a questão da indiferença em relação à pobreza, à natureza e aos marginalizados da sociedade e apresenta pontos como Ecologia Integral, solidariedade, compaixão e o compromisso com a vida.

 

Um olhar para a temática
Para o coordenador Arquidiocesano de Pastoral, padre Ivanir Antonio Rampon, os seminários se inserem dentro da caminhada formativa da Arquidiocese de Passo Fundo e possibilitam a participação de lideranças de diferentes comunidades. A abordagem, explica o padre, busca explicar o que é a Campanha da Fraternidade, o seu objetivo e significado e, ainda, apresentar o tema de uma forma aprofundada. “Vamos buscar mostrar que há várias maneiras de olhar para a realidade: uma é a de Jesus, o Bom Samaritano das nossas vidas (Lc 10, 25-37); outra é a da indiferença e, por fim; o olhar que agride a vida das pessoas e da casa comum”, inicia. “Também queremos destacar que a Campanha da Fraternidade quer nos ajudar a termos os mesmos sentimentos de Jesus Cristo, ou seja, a compaixão que leva a cuidarmos da vida”, complementa.

 

Ainda, padre Ivanir destaca que Santa Dulce dos Pobres – o testemunho inspirador da Campanha da Fraternidade – terá um destaque especial dento da atividade. “Ela teve um coração sintonizado com o coração de Deus e pedimos a intercessão da Santa para termos também nós um coração sintonizado com o coração de Deus”, coloca e acrescenta, ainda, que as áreas pastorais serão desafiadas a assumir um compromisso de cuidado e defesa com a vida. “Todo o trabalho é desenvolvido em sintonia com as orientações da CNBB e do Papa Francisco. Os seminários cumprem, de uma forma geral,  o seu papel formativo. Vale a pena o empenho.

 

Confira as datas entre em contato com a sua paróquia e programe a sua participação:
27 de fevereiro | Área de Guaporé
28 de fevereiro | Área de Tapera
03 de março |  Área de Casca
04 de março |  Área de Marau
05 de março |  Área de David Canabarro
06 de março |  Área de Sarandi
10 de março |  Área de Passo Fundo
11 de março |  Área de Carazinho
12 de março |  Área de Tapejara

 

Sammara Garbelotto
Assessoria de Comunicação da Arquidiocese de Passo Fundo
imprensa@arquidiocesedepassofundo.com.br



Indique a um amigo
 
CONTATO
Cúria Metropolitana
Rua Coronel Chicuta, 436 - 4º Andar | sala 401 Edifício Nossa Senhora Aparecida - Centro - 99010-051 | Passo Fundo/RS
(54) 3045-9240

Centro de Pastoral
Rua Coronel Chicuta, 436 - 4º Andar | sala 410 Edifício Nossa Senhora Aparecida - Centro - 99010-051 | Passo Fundo/RS
(54) 3045-9204
 
 
 

Copyright @ 2024 - Arquidiocese de Passo Fundo. Todos os direitos reservados.