Arquidiocese de Passo Fundo
 
 
Arquidiocese
 
25.Fev - Seminários aprofundam o tema da Campanha da Fraternidade
Aumentar Fonte +
Diminuir Fonte -

Com o tema “Fraternidade e superação da violência” e lema “Vós sois todos irmãos” (Mt 23, 8), a Campanha da Fraternidade 2018 tem como objetivo geral, “construir a fraternidade, promovendo a cultura da paz, da reconciliação e da justiça, à luz da Palavra de Deus, como caminho de a superação da violência”. Buscando, assim, melhor viver o período quaresmal e para um compromisso maior com o tema proposto, a Arquidiocese de Passo Fundo promove, em fevereiro e março, seminários nas diferentes áreas pastorais que buscam aprofundar a temática.

 

Aprofundamento e reflexão

A reflexão, que dura cerca de 2h e está centrada em compreender o tema a partir do Evangelho, está sendo conduzida por uma equipe arquidiocesana formada pelos padres Éberson Fontana – do Serviço de Animação Vocacional -, Ari dos Reis – Diretor da Itepa Faculdades –, Daniel Feltes – reitor do Santuário Nossa Senhora Aparecida -, Ivanir Rodighero – reitor do Seminário Nossa Senhora Aparecida - e Ivanir Rampon – Coordenador de Pastoral – e, também, pelas Irmãs Lenice Rebelatto – que atua também no SAV – e Imelda Jacob – da Pastoral Carcerária. Através da fala e da condução da equipe, a comunidade foi chamada a refletir as formas de violência que acontecem no dia-a-dia e, em duplas, debateram as formas para superar os atos violentos que estão presentes na sociedade. “O Seminário nos fazem refletir muito e sentimos que a comunidade tem prestado muita atenção, há um silêncio profundo e as pessoas acham que a temática é muito pertinente”, inicia o padre Ivanir Rampon que complementa explicando que a abordagem vai além do fato de que há violência. “Abordamos a problemática da violência, mas, também, a solução da violência em todas as esferas - seja em nível pessoal ou, até mesmo, cultural”, destacou.

 

Programação

Na sexta-feira, 16 de fevereiro, a Área de Casca recebeu o Seminário. Na Área de Guaporé, as atividades aconteceram na segunda-feira, 19. Já em David Canabarro, o Seminário aconteceu na noite do dia hoje, 20. Na quinta-feira, 22, a Área de Marau acolhue o Seminário na cidade de Vila Maria. Na sexta-feira, 23, a comunidade de Carazinho, na paróquia Bom Jesus, participou das atividades de reflexão. Na última terça-feira do mês, 27, Tapejara recebe o Seminário. Todas essas atividades acontecem às 19h30. Por fim, em Passo Fundo, o Seminário acontece no dia 02 de março, no Auditório do Colégio Bom Conselho, às 19h.

 

Mobilização da sociedade

Realizada todos os anos pela Igreja Católica no Brasil durante o período da Quaresma, a Campanha, neste ano, trouxe a questão da violência como foco e a reflexão a respeito deste tema passou a ser presença constante na Igreja.  “A motivação da escolha deste tema é a triste constatação de que somos violentos e vivemos numa sociedade violenta. A Campanha da Fraternidade não quer simplesmente ficar falando de violência, apresentar mais estatísticas, procurar culpados. As informações que temos e os meios que divulgam a violência já são suficientes para nos sensibilizar para o grave problema. O sofrimento das vítimas grita por compaixão e atenção. Os agressores também necessitam de misericórdia e conversão”, destaca dom Rodolfo Luís Weber, arcebispo metropolitano de Passo Fundo. “O foco principal é mobilizar os indivíduos e a sociedade a se envolverem com o projeto de conversarmos sobre a violência e, também, e nos desafiarmos a estudar esse tema não apenas durante o tempo quaresmal. Enfim, o foco está em como podemos superar a violência, que atitudes devemos ter para isso”, concluiu.

 

Sammara Garbelotto

Assessoria de Comunicação da Arquidiocese de Passo Fundo

imprensa@arquidiocesedepassofundo.com.br

Fotos: Padre Éberson Fontana

 


Indique a um amigo
 
CONTATO
Cúria Metropolitana
Rua Coronel Chicuta, 436 - 4º Andar | sala 401 Edifício Nossa Senhora Aparecida - Centro - 99010-051 | Passo Fundo/RS
(54) 3045-9240

Centro de Pastoral
Rua Coronel Chicuta, 436 - 4º Andar | sala 410 Edifício Nossa Senhora Aparecida - Centro - 99010-051 | Passo Fundo/RS
(54) 3045-9204
 
 
 

Copyright @ 2024 - Arquidiocese de Passo Fundo. Todos os direitos reservados.