Arquidiocese de Passo Fundo
 
 
Arquidiocese
 
15.Out - Romaria: Aparecida, clamamos por paz!
Aumentar Fonte +
Diminuir Fonte -
Romaria: Aparecida, clamamos por paz!

Romaria de Nossa Senhora Aparecida, que aconteceu neste domingo, reuniu milhares de  romeiros

 

Caminhando abraçadas, Maria Neusa Andreolla e Judite Castellani, amigas há quase 30 anos, seguiram em procissão, neste domingo, 14, ao lado milhares de fiéis que participaram da 38ª Romaria de Nossa Senhora Aparecida, em Passo Fundo. Para as amigas, que fizeram a caminhada juntas pela primeira vez, o momento é de agradecer e pedir. “Sempre venho sozinha, mas hoje quis encontrar minha amiga”, comenta Judite que participa da Romaria há quase dez anos. “Só tenho a agradecer a Nossa Senhora Aparecida. Sua história é muito bonita e cada vez que pedimos que olhe por nós, ela olha”, destaca. Maria Neusa sente o mesmo. “Nossa Senhora é muito poderosa. Até hoje não teve o que eu pedisse, que não alcançasse. Venho desde a primeira Romaria, quando era apenas aqui no trevo. Nessa Romaria venho pedir por paz. Que ela nos dê muita paz!”.

 

Clamor pela paz
Paz, aliás, foi a motivação do lema deste ano: “Aparecida, clamamos por paz!”. Durante a sua homilia, na missa campal, dom Rodolfo Weber, arcebispo de Passo Fundo, destacou a temática e enfatizou a importância de cada um se comprometer com a construção da paz. “Reunimos aqui as nossas motivações e fazemos com que elas sejam as mesmas. Aqui, viemos clamar por paz. Depois da Romaria, somos chamados a ser continuadores da obra de construção de paz. Sozinhos, isolados, pouca coisa fazemos. Mas, neste dia, chamamos Maria para caminhar conosco”, destacou o arcebispo. “Não estamos sozinhos no caminho e não podemos ser indiferentes a quem está ao nosso lado. Assim é no nosso dia a dia. Caminhamos com quem está ao nosso lado. E reclamar do mundo, não muda nada. Muda quando nos desfazemos do nosso egoísmo e nos colocamos a caminho. Hoje, somos os instrumentos de paz: é a nossa vez de chegar em nossas casas um pouco melhor do que saímos de lá”, concluiu o arcebispo que motivou os romeiros a cantarem, juntos, a Oração de São Francisco.

 

Confira algumas fotos aqui

 

Mostra de Ações Solidárias
Ainda, dentro da programação da Romaria, a Mostra de Ações Sociais Solidárias - atividade que acontece desde 2014 – foi a oportunidade de a comunidade conhecer os grupos e produtos que nascem a partir do conceito da economia solidária. “Esse espaço conquistado junto ao santuário se revela um importante momento de divulgação dos trabalhos sociais realizados, além de proporcionar uma diversidade de produtos ofertados aos romeiros, valorizando o trabalho das diferentes pastorais e organizações, trazendo presente grupos da agricultura familiar e produção orgânica, além de entidades que trabalham na defesa da vida. Reafirmamos que somos parte da Romaria arquidiocesana!”, coloca Franciel Bachi, um dos assessores da Cáritas.

 

Sammara Garbelotto
Assessoria de Comunicação da Arquidiocese de Passo Fundo
imprensa@arquidiocesedepassofundo.com.br

 


Indique a um amigo
 
CONTATO
Cúria Metropolitana
Rua Coronel Chicuta, 436 - 4º Andar | Edifício Nossa Senhora Aparecida - Centro - 99010-051 | Passo Fundo/RS
(54) 3045-9240

Centro de Pastoral
Rua Coronel Chicuta, 436 - 2º Andar | Edifício Nossa Senhora Aparecida - Centro - 99010-051 | Passo Fundo/RS
(54) 3045-9204
 
 
 

Copyright @ 2019 - Arquidiocese de Passo Fundo. Todos os direitos reservados.