Arquidiocese de Passo Fundo
 
 
Arquidiocese
 
20.Fev - Relíquia de São Francisco de Assis chega em Passo Fundo
Aumentar Fonte +
Diminuir Fonte -
Relíquia de São Francisco de Assis chega em Passo Fundo

Uma imagem e uma relíquia de São Francisco de Assis, vindas da Itália – terra natal do santo – chegam em Passo Fundo no fim da tarde desta quinta-feira. Trata-se de um pequeno fragmento do osso do fêmur de São Francisco, padroeiro dos animais e da ecologia que será recebido na paróquia São Cristóvão, às 17h30, e celebrada em uma missa, às 18h. A programação de celebrações, encontros e veneração acontece até a próxima quarta-feira, 26.

A visita da imagem e da relíquia, organizada pela Direção da Ordem Franciscana Secular, é uma forma de preparação da celebração dos 800 anos do início da Vida e Regra da Ordem Franciscana Secular - que acontece no próximo ano. A imagem e a relíquia – que estava em Assis – estão percorrendo os estados do Brasil e chegaram no Rio Grande do Sul em outubro de 2019.

 

Na Arquidiocese de Passo Fundo, a relíquia chegou ainda no dia 16, na cidade de Marau e, nesta tarde, chega a Passo Fundo. “Trata-se de uma visita super especial e inédita”, inicia Irmã Marinês Burin, madre provincial da Congregação das Irmãs Franciscanas Missionárias de Maria Auxiliadora de Passo Fundo. “Sabemos que São Francisco de Assis é o fundador dos Freis Franciscanos, sacerdotes e religiosos. Mas seu exemplo de santidade, de alegria, de paz e fraternidade impressionava os leigos e estes também desejavam seguir os passos de Francisco, abraçar a mesma forma de vida”, coloca.


Ela acrescenta, ainda, que a visita será uma oportunidade de refletir sobre o testemunho e as ações de são Francisco de Assis. “São Francisco é exemplo por excelência de vivência do evangelho, de cuidado pela criação, a ecologia, de atenção aos mais pobres, doentes e abandonados, instrumento de paz e de fraternidade universal. Ele nos visita porque quer nos abençoar”, destaca.


Programação
A relíquia permanece na paróquia São Cristóvão até a manhã desta sexta-feira, 21. À tarde, às 15h30, será levada para a paróquia Santa Teresinha que reza a missa às 16h, com bênção para os doentes. No sábado, 22, às 9h, a relíquia chegará na paróquia São Francisco que celebra a missa às 18h. No domingo, 23, a imagem e relíquia serão levadas para a Catedral onde às 9h será celebrada uma missa – presidida por dom Rodolfo Luís Weber, arcebispo de Passo Fundo. Na segunda, 24, o Hospital São Vicente de Paulo acolhe e celebra a missa às 17h.


Na terça-feira, 25, a relíquia estará na Casa Betânia das Irmãs Franciscanas e à tarde, às 15h, acontece Oração e Bênção no Abrigo São José. Depois, na Casa Provincial das Irmãs Franciscanas Missionárias de Maria Auxiliadora. Por fim, na quarta-feira, 26, a imagem e relíquia serão levadas para a Fraternidade Nossa Senhora do Rosário, em Vila Lângaro. Depois, o destino é a Catedral São José, em Erechim.

 

Sammara Garbelotto
Assessoria de Comunicação da Arquidiocese de Passo Fundo
imprensa@arquidiocesedepassofundo.com.br


Indique a um amigo
 
CONTATO
Cúria Metropolitana
Rua Coronel Chicuta, 436 - 4º Andar | sala 401 Edifício Nossa Senhora Aparecida - Centro - 99010-051 | Passo Fundo/RS
(54) 3045-9240

Centro de Pastoral
Rua Coronel Chicuta, 436 - 4º Andar | sala 410 Edifício Nossa Senhora Aparecida - Centro - 99010-051 | Passo Fundo/RS
(54) 3045-9204
 
 
 

Copyright @ 2024 - Arquidiocese de Passo Fundo. Todos os direitos reservados.