Arquidiocese

30.Mar - Quinta-Feira Santa: humildade, testemunho e doação
Quinta-Feira Santa: humildade, testemunho e doação

Marcada pela doação de Cristo – que se dá, através do vinho e do pão – aos seus discípulos, a Quinta-Feira Santa é, também, o dia da humildade e do testemunho. Na Santa Ceia, Jesus institui a Santa Eucaristia e o sacerdócio; no rito do Lava Pés, mostra, àqueles que o seguiam, como deveriam conduzir o seu projeto. Na Catedral Metropolitana Nossa Senhora Aparecida, a celebração - presidida por dom Rodolfo Luis Weber e acompanhada pelo arcebispo emérito, dom Antônio Carlos Altieri e pelos padres que atuam na paróquia, padre Ari Reis e padre Rodimar Mascarello - envolveu a comunidade na reflexão e na espera pelo grande momento da Paixão, Morte e Ressurreição de Cristo.

Comunhão

“A Páscoa envolve o nosso ser, os nossos sentimentos, pensamentos, conhecimentos. Desse modo, nos deixamos envolver pelo grande projeto de amor do Pai”, iniciou dom Rodolfo que destacou, também, que a Páscoa envolve três momentos diferentes: a Páscoa celebrada no Antigo Testamento; a Páscoa de Jesus Cristo que apresenta a transformação, a mudança e, por fim, a Páscoa do homem. “Em Cristo temos uma transformação maior, Ele vence a morte e ressuscita. E nós, homens, mudamos a partir da comunhão que estabelecemos com Cristo”, complementa.

Exemplo

A cena da instituição e do Lava Pés, continua dom Rodolfo, são modos pedagógicos de Cristo ensinar. “O seu gesto é forte e provocativo. Na fração do pão, Cristo cria comunhão. Depois, mostra como queria que seus discípulos se comportassem. Todos nós somos desafiados, hoje, a viver a doação e a partilha. Muito mais que refletirmos e raciocinarmos através das nossas palavras, deixemos que os gestos de Cristo falem mais alto e toquem nosso coração”, conclui o arcebispo que, ainda, realizou o rito do Lava Pés com ministros da Eucaristia.

Vigília e programação

Depois da celebração, os jovens do CLJ – Curso de Liderança Juvenil – conduziram os momentos de vigília junto ao Santíssimo Sacramento. Hoje, Sexta-Feira Santa, a Catedral recebe os fiéis as às 15h para a Liturgia da Paixão e Morte com a procissão, por volta das 16h, ao redor da Praça Marechal Floriano; e, às 20h, para a Encenação da Paixão, Morte e Ressurreição. No sábado, dia 31, às 19h a comunidade vai celebrar a Vigília Pascal com a bênção do fogo e da água.

Sammara Garbelotto