Arquidiocese

22.Mai - Pastoral da Saúde promove Seminário de aprofundamento
Pastoral da Saúde promove Seminário de aprofundamento

Evento, que acontece anualmente, será na Itepa Faculdades nos dias 25 e 26 de maio

O Direito à Saúde é o tema central do V Seminário da Pastoral da Saúde que, promovido pela Pastoral Arquidiocesana da Saúde e pela Itepa Faculdades, acontece nesta sexta-feira e sábado, dias 25 e 26 de maio, e é direcionado para agentes de pastoral, profissionais da saúde, membros dos conselhos de saúde, acadêmicos de Teologia e de cursos de Saúde, Serviço Social, Educação e demais interessados. Além de atualizar e aprofundar a compreensão sobre o inalienável direito à saúde, o Seminário busca refletir, ainda, sobre o sentido da espiritualidade na relação entre os sujeitos das ações em saúde.

Reflexão e aprofundamento

Com base no texto da Declaração Universal dos Direitos Humanos de 1948, que define que todo ser humano tem direito a um padrão de vida capaz de assegurar-lhe e à sua família saúde e bem-estar, mediante o provimento de alimentação saudável, vestuário, habitação, cuidados médicos e os serviços sociais indispensáveis, o V Seminário da Pastoral da Saúde busca explicitar, através de palestras e reflexões, que o direito à saúde é indissociável do direito à vida. Como proposta político-pedagógica, o Seminário tem o objetivo de ser uma espécie voz coletiva, reivindicando junto ao Estado e à sociedade garantias para que a vida de todos possa ser vivida com qualidade.

Programação

Coordenado pelo padre Ivanir Rodighero, diretor da Itepa, e pela professora Selina Dal Moro, o V Seminário tem, como equipe executora, os acadêmicos do 3º ano do Bacharelado em Teologia. A programação inicia na sexta-feira às 19h, com a presença do arcebispo de Passo Fundo, dom Rodolfo Luís Weber. Será ministrada a palestra “A Dimensão Espiritual do cuidado com a saúde”, pelo Dr. Eymard Mourão Vasconcellos, da Universidade Federal da Paraíba.

No sábado, as atividades iniciam às 8h15 com o painel “O direito constitucional à saúde e a tensão frente às Políticas Governamentais”, onde participarão o professor Dr. Édison Martinho da Silva Difante, da UFFS e UPF e a Dra. Carla Beatrice Gonçalves, da Secretaria de Saúde de Passo Fundo. Depois, o painel “O direito à saúde, um problema social e respostas da sociedade. Problematizando a questão e iniciativas de solução” será conduzido pelo Dr. Eymard Mourão Vasconcellos e por Luiz Bassegio e Luciane Udovic do Projeto Justiça Econômica. A última palestra, “O Direito à Saúde e o compromisso cidadão-cristão”, será ministrada pelo Dr. Eymard Mourão Vasconcellos.

A programação envolve, ainda, diferentes oficinas que vão acontecer simultaneamente e abordarão temas como a produção de fitoterápicos, alimentação saudável e livre de agrotóxicos, o cuidado com as crianças, o cuidado com a saúde da mulher, o cuidado dos idosos, o cuidado dos povos e etnias e o cuidado pastoral dos doentes.

Apoio e inscrições

O evento, que acontece na Itepa Faculdades, tem o apoio da Arquidiocese de Passo Fundo, da Secretaria de Saúde de Passo Fundo, da Universidade Federal da Fronteira Sul – UFFS -, da Universidade de Passo Fundo – UPF – e, também, do Hospital São Vicente de Paulo – HSVP. As inscrições acontecem por meio de uma doação voluntária que será destinada para o custeio das atividades.

Sammara Garbelotto