Arquidiocese de Passo Fundo
 
 
Arquidiocese
 
15.Fev - Padre Leandro e Padre Cassiano tomam posse em Passo Fundo
Aumentar Fonte +
Diminuir Fonte -

O final de semana do Carnaval – 10 e 11 de fevereiro - foi marcado, para a Arquidiocese de Passo Fundo, pelas celebrações de posse do padre Leandro de Mello – que assume a paróquia São Francisco de Assis – e do padre Cassiano Pertile – que atua, a partir de então, na paróquia Nossa Senhora da Conceição. Os sacerdotes, que vão trabalhar em Passo Fundo, assumiram, diante da comunidade, a missão de conduzir os trabalhos nas novas paróquias.

 

Centradas no evangelho do dia que, relatado por Marcos, apresenta a cura de um leproso, as celebrações – que aconteceram no sábado, na São Francisco de Assis, e no domingo na Nossa Senhora da Conceição - foram presididas pelo arcebispo da Arquidiocese de Passo Fundo, dom Rodolfo Luís Weber. Em cada uma das missas, durante o rito de posse, ocorreu a leitura da provisão de posse do pároco que, mais tarde, recebeu o Livro dos Evangelhos, a estola sacerdotal, as chaves do Sacrário e da paróquia e, também, a água, utilizada no sacramento do batismo - símbolos que representam a atuação junto à comunidade, o serviço em favor da Igreja e seu papel na construção da evangelização. 

 

Cristo é o guia

Enfatizando a necessidade de a comunidade rezar pelos padres, dom Rodolfo Weber, arcebispo metropolitano, destacou, durante a homilia, que Cristo deve ser a inspiração não apenas no sacerdócio, mas para a vida cristã. “Em Cristo, todas as suas ações são fruto de sua fala. Não existe diferença entre o seu discurso e o seu agir. E isso deve ser refletido em nós. Se quisermos ser cristãos, compartilhamos a mesma missão e o mesmo compromisso de Cristo.”, explica. “No evangelho, vemos o Cristo que ensinava, que rezava, que estava atento às fragilidades humanas e que forma as comunidades. Essas tarefas que são de Cristo são, também do padre diante de sua comunidade”, complementa e acrescenta, por fim, que o mundo precisa do Evangelho. “O mundo precisa ouvir a boa nova e essa é uma tarefa bonita da Igreja. O que Jesus ensinou precisa ser anunciado com a mesma alegria, determinação e profundidade com que Ele o fez. E essa é a primeira tarefa do padre - que empresta sua voz e sua inteligência pra fazer ecoar a boa nova do Cristo – mas é, também, tarefa de cada um de nós ”, concluiu.

 

Compromisso com a comunidade

Reafirmando as promessas sacerdotais, que fizeram no dia de sua ordenação, os padres assumiram o compromisso de vivenciar, junto com a comunidade, a Palavra de Deus. Padre Leandro destacou o seu lema como inspiração para vivenciar o sacerdócio. “Venho com humildade para ajudar a comunidade a viver o projeto de Jesus Cristo, sendo um amigo e padre. Desejo, na ternura e na coragem, viver meu lema vocacional - "Eu amo a todos vocês em Jesus Cristo!". Vamos trabalhar juntos e dialogar na companhia do chimarrão”, destacou. Já o padre Cassiano, no domingo, além de agradecer o apoio e a presença durante o caminho, pediu que a comunidade rezasse por ele. “Assumir a missão pastoral é de todo muito desafiador. Entretanto, sob o amparo de Maria e na companhia do povo, vamos descobrir juntos os caminhos e construir juntos o Reino de Deus.”, comentou. “A missão do padre é, em primeiro lugar, servir, lavar os pés e ajudar. Sou vocacionado, não sou privilegiado, sou um pecador. Rezem por mim!”, concluiu.

 

Sammara Garbelotto

Assessoria de Comunicação da Arquidiocese de Passo Fundo

imprensa@arquidiocesedepassofundo.com.br

 


Indique a um amigo
 
CONTATO
Cúria Metropolitana
Rua Coronel Chicuta, 436 - 4º Andar | Edifício Nossa Senhora Aparecida - Centro - 99010-051 | Passo Fundo/RS
(54) 3045-9240

Centro de Pastoral
Rua Coronel Chicuta, 436 - 2º Andar | Edifício Nossa Senhora Aparecida - Centro - 99010-051 | Passo Fundo/RS
(54) 3045-9204
 
 
 

Copyright @ 2019 - Arquidiocese de Passo Fundo. Todos os direitos reservados.