Arquidiocese de Passo Fundo
 
 
Arquidiocese
 
11.Jul - Padre Darci Treviso: “O Senhor fez em mim maravilhas”
Aumentar Fonte +
Diminuir Fonte -
Padre Darci Treviso: “O Senhor fez em mim maravilhas”

 

Junto com o padre Ivo Barth, padre Darci Treviso também comemora, em julho, 50 anos de ordenação sacerdotal

 

Os 50 anos de ordenação sacerdotal do padre Darci Treviso serão celebrados neste mês. Ordenado no dia 12 de julho de 1969, em Sertão, pelas mãos de dom Cláudio Colling, padre Darci viu sua vocação nascer em meio a uma brincadeira e ser concretizada em cada trabalho que realizou ao longo das cinco décadas. “Nem parece verdade que se passaram 50 anos no meu trabalho como sacerdote. Foi muito rápido, parece que foi um sopro, um vento rápido que passou”, comenta com alegria.

 

“O Senhor fez em mim maravilhas” foi o lema vocacional escolhido pelo padre para guiar e orientar a sua vida sacerdotal. Filho de Luiz e Rosina Treviso, padre Darci nasceu em Sertão, no dia 12 de agosto de 1945, e entrou para o Seminário Sagrado Coração de Jesus, em Tapera, para terminar o Ensino Fundamental. A sua vocação nasceu ainda na escola.

 

Vocação e futebol
Quando estava na terceira série, no colégio em que estudava em Sertão, padre Darci viu um padre – animador vocacional – passar em sua sala e fazer um convite junto com alguns colegas e amigos que jogavam em um time de futebol da cidade. Todos estavam no seminário. O desejo despertado foi o de jogar futebol e estar com os amigos. “Minha vocação começou de uma maneira que costumo dizer que foi de brincadeira. Deus nos pesca como pescamos um peixe”, conta. No ano seguinte, o padre foi para o Seminário com o intuito de fazer parte do time de futebol. “Jogava-se menos do que eu pensava. Mas aos poucos, entendi o que era ser padre. As coisas foram clareando para mim. Aí, sim, minha vocação se formou e se fortaleceu. Logo, permaneci firme na minha vocação e continuei servindo à Igreja como padre”.

 

Atuação
A paróquia São Cristóvão, em Passo Fundo, foi a primeira a acolher o padre Darci Treviso. Depois, ele atuou ainda na paróquia Bom Jesus, em Carazinho, Catedral e Nossa Senhora de Fátima, em Passo Fundo, em Evangelista, em Sertão, em Tapejara e, agora, está atuando novamente na sua cidade natal Sertão. Além disso, assumiu funções além das paróquias: atuou como vigário geral e ecônomo da Arquidiocese, auxiliou na contabilidade da Casa de Retiros e da Livraria Arquidiocesana, foi Representante dos Presbíteros e Cônego do Cabido Diocesano. Também, em 2005 atuou como Diretor da Fundação Rádio Planalto – missão que assumiu novamente em 2018. Por fim, o padre Darci coordenou, enquanto esteve na Catedral, as Romarias Arquidiocesanas de Nossa Senhora Aparecida e atuou junto à Fundação Lucas Araújo.  “Devo agradecer a Deus que contou comigo nessa caminhada, sem mérito de minha parte. Também agradeço ao clero e as comunidades – onde sempre tive muito apoio e compreensão das minhas limitações. Não é uma caminhada que fazemos sozinhos, é uma caminhada que fazemos com os colegas e com os leigos que estão no caminho”, destaca. “Percebemos como o povo é generoso e solidário. Pude, além do trabalho nas comunidades, ter outros serviços e isso me ajudou muito porque pude colocar aquilo que sei fazer à serviço da Igreja”, conclui.

 

Programação
A Celebração em Ação de Graças aos 50 anos de ordenação presbiteral acontece no dia 14 de julho, às 17h, em Sertão.

 

Sammara Garbelotto
Assessoria de Comunicação da Arquidiocese de Passo Fundo
imprensa@arquidiocesedepassofundo.com.br

 


Indique a um amigo
 
CONTATO
Cúria Metropolitana
Rua Coronel Chicuta, 436 - 4º Andar | Edifício Nossa Senhora Aparecida - Centro - 99010-051 | Passo Fundo/RS
(54) 3045-9240

Centro de Pastoral
Rua Coronel Chicuta, 436 - 2º Andar | Edifício Nossa Senhora Aparecida - Centro - 99010-051 | Passo Fundo/RS
(54) 3045-9204
 
 
 

Copyright @ 2019 - Arquidiocese de Passo Fundo. Todos os direitos reservados.