Arquidiocese de Passo Fundo
 
 
Arquidiocese
 
21.Mai - Ordenação Presbiteral: Érico será o padre mais jovem da Arquidiocese
Aumentar Fonte +
Diminuir Fonte -

“Não tenha medo! Eles deixaram tudo para seguir Jesus”. O lema escolhido por Érico Anhaia Martins, que é natural de Casca, serve como inspiração de vida e vocação para o jovem que, no dia 01 de junho, vai vivenciar sua ordenação presbiteral e será acolhido pela comunidade como o padre mais jovem da Arquidiocese de Passo Fundo. Érico, que sentiu o desejo de ser padre ainda na infância, compreendeu a sua vocação e, aos poucos, respondeu ao chamado de Deus. Agora, se prepara para receber mais um grau da Ordem e, depois de ministro ordenado, seguirá seu trabalho na paróquia Nossa Senhora de Fátima, em Carazinho.

 

Felicidade pela opção

Érico, que há 10 anos vive o processo de formação vocacional, sente, em sua paróquia, o clima familiar e propício para a ação pastoral. “Consigo me envolver com as lideranças, com o pároco padre Arnildo Fritzen – que foi meu orientador de pastoral durante o processo formativo por dois anos – e consigo, também, puxar a frente na catequese, com a juventude, através do CLJ, nas visitas às famílias e doentes, no Apostolado da Oração e, também, na preparação para celebrar a nossa padroeira, em maio”, conta. “Me sinto feliz e realizado na missão que escolhi. Eu não só ensino, como aprendo com o Povo de Deus que entende como funciona os processos de evangelização. Não só estou evangelizando como estou sendo evangelizado”, destaca o jovem.

 

Proximidade com a juventude

Por ser muito jovem, Érico, aos 26 anos, se vê inserido com facilidade em meio à juventude. Ele, que será o padre mais jovem da Arquidiocese, percebe que é preciso estimular o jovem a compreender melhor o que é a vocação. “Eu vejo que os jovens precisam ser cativados para também encontrar sua vocação na Igreja. Todas as vocações são importantes e é o nosso testemunho de vida que vai encantar o jovem para que ele assuma verdadeiramente a sua vocação. Vocação é um chamado de Deus e uma resposta generosa do ser humano. Todos os jovens tem o anseio de se encontrar e encontrar o seu espaço na Igreja”, coloca. “Percebo, como o padre mais jovem da Arquidiocese, que tenho muito a aprender, por isso me coloco em constante formação para poder contribuir, dando o máximo de mim, nas ações da Arquidiocese”, completa.

 

Lema que inspira

O seu lema sacerdotal - “Não tenha medo! Eles deixaram tudo para seguir Jesus” – é, para Érico a motivação para concretizar a vocação. “Durante a minha caminhada vocacional, surgiram muitos medos e dúvidas. O apelo do Senhor era para não ter medo e me lançar nos seus braços. Senti isso muito forte em meu coração e ainda sinto. Eu deixei tudo para seguir Jesus para me doar inteiramente”, coloca e acrescenta que, inspirado pelo trecho do Evangelho de Lucas, deseja ser um padre que esteja junto ao Povo de Deus. “Além de me fazer o que me compete na Igreja, quero ser um pai, um pastor e um irmão para todas as pessoas e ajuda-las  descobrir o caminho do seguimento de Jesus. O que sonho para minha vida é que eu seja feliz – e desde já, eu sou – na vocação e ajudar outras pessoas a se sentirem felizes por descobrirem o seu caminho na Igreja”, conclui.

 

Sammara Garbelotto

Assessoria de Comunicação da Arquidiocese de Passo Fundo

imprensa@arquidiocesedepassofundo.com.br

 


Indique a um amigo
 
CONTATO
Cúria Metropolitana
Rua Coronel Chicuta, 436 - 4º Andar | Edifício Nossa Senhora Aparecida - Centro - 99010-051 | Passo Fundo/RS
(54) 3045-9240

Centro de Pastoral
Rua Coronel Chicuta, 436 - 2º Andar | Edifício Nossa Senhora Aparecida - Centro - 99010-051 | Passo Fundo/RS
(54) 3045-9204
 
 
 

Copyright @ 2019 - Arquidiocese de Passo Fundo. Todos os direitos reservados.