Arquidiocese de Passo Fundo
 
 
Arquidiocese
 
09.Jun - NOTA | Orientações para a Celebração da Solenidade do Corpo e Sangue de Jesus Cristo
Aumentar Fonte +
Diminuir Fonte -
NOTA | Orientações para a Celebração da Solenidade do Corpo e Sangue de Jesus Cristo

ORIENTAÇÕES PARA A CELEBRAÇÃO DA SOLENIDADE DO CORPO E SANGUE DE JESUS CRISTO
Em tempo de Covid-19

 

Saudações fraternas em Jesus Cristo, Pão da Vida!

 

Na proximidade da Solenidade do Corpo e Sangue de Cristo queremos recordar algumas orientações para as celebrações no contexto em que estamos vivendo.

 

Considerando o Sistema de Distanciamento Controlado para prevenção e enfrentamento do novo coronavírus (COVID-19) em vigor no Estado do Rio Grande do Sul e as orientações já emanadas, que permitem a realização de Missas nas bandeiras amarela e laranja, com a participação de até 25% do lotação da igreja, desde que observando as orientações quanto ao distanciamento, ao uso de máscara e a higienização, elencamos alguns aspectos que julgamos importantes para a celebração da Solenidade do Corpo e Sangue de Cristo, na próxima quinta-feira, dia 11 de junho:

 

a) Seguir as orientações do Diretório sobre o Sacramento da Eucaristia, especialmente, o que sugere o nº 31: “Aproveita-se a solenidade do Corpo e Sangue de Jesus Cristo, para com criatividade e arte, expressar o amor e a adoração à Cristo Eucarístico. Pastoralmente, é muito recomendável associar a solenidade com o tema e o lema da Campanha da Fraternidade do respectivo ano, bem como com outros projetos da Igreja”.

 

b) Pode haver Missa, observando-se as normas. Para garantir a presença de maior número de pessoas, pode-se marcar mais de um horário de Missa, com a Bênção do Santíssimo Sacramento.

 

c) Em outros horários, pode-se fazer a Exposição do Santíssimo Sacramento para a Adoração pessoal e silenciosa por um tempo determinado (por exemplo, duas horas de manhã e duas à tarde), se assim for conveniente

 

d) Recomendamos e entendemos por causa das circunstâncias do contexto atual, que não é prudente a realização de procissões e movimentações que venham causar contradições ao sentido da Eucaristia e da Solenidade celebrada neste tempo de restrições, ou seja, contribuir para espalhar o vírus. Neste sentido, vamos fazer esforços para evitar aglomeração de pessoas.

 

e) Considerando o compromisso que a Eucaristia remete, sugerimos, na medida do possível, realizar um Gesto Concreto em favor do cuidado da vida, como a doação de alimentos. Rogamos a Deus que a celebração do Memorial do Mistério Pascal nos comprometa a sermos pessoas Eucarísticas.

 

Em Cristo,

Pe. Claudir Pressi
Padre Coordenador Arquidiocesano de Liturgia


Dom Rodolfo Luis Weber
Arcebispo Metropolitano


Indique a um amigo
 
CONTATO
Cúria Metropolitana
Rua Coronel Chicuta, 436 - 4º Andar | Edifício Nossa Senhora Aparecida - Centro - 99010-051 | Passo Fundo/RS
(54) 3045-9240

Centro de Pastoral
Rua Coronel Chicuta, 436 - 2º Andar | Edifício Nossa Senhora Aparecida - Centro - 99010-051 | Passo Fundo/RS
(54) 3045-9204
 
 
 

Copyright @ 2020 - Arquidiocese de Passo Fundo. Todos os direitos reservados.