Arquidiocese

03.Ago - Mês Vocacional: Missa de abertura reflete a missão dos vocacionados no projeto de Deus

“Estamos reunidos no amor de Cristo para deixar-nos alimentar por Ele. O Mês Vocacional nos mostra que Deus suscita pessoas para cuidar das pessoas“. Foi assim que Dom Rodolfo Luís Weber, arcebispo de Passo Fundo, iniciou a Missa de Abertura do Mês Vocacional na Arquidiocese. A celebração aconteceu na manhã de domingo, 02, e foi transmitida pelas redes sociais do Serviço de Animação Vocacional e da Arquidiocese de Passo Fundo.

Preparada pelo SAV, a missa envolveu padres, seminaristas, religiosos e religiosas e, também, leigos que colaboraram com a liturgia. Centrada no Evangelho de Mateus, a celebração recordou as vocações, enfatizou o papel do padre e propôs uma reflexão sobre o Milagre da Multiplicação - evangelho do dia. Em sua fala, Dom Rodolfo destacou a importância da missão de cada um no propósito de Deus. “Dentro das intenções da nossa celebração, queremos lembrar que cada um de nós, cada criatura, cada batizado, não é um coadjuvante no mundo. Cada um de nós tem uma missão, uma responsabilidade no cuidado da humanidade. Cuidar com Cristo, com Deus e propor ao mundo seu reino de verdade, vida e amor”, iniciou o arcebispo.

Ainda, Dom Rodolfo destacou que, como no Evangelho, o agir de Deus depende, também, do agir dos homens. “Coisas importantes só acontecem com a ajuda das pessoas. Neste mundo, nada acontece magicamente. E, da mesma forma, acontecem com as coisas de Deus: Deus só pode chegar no homem com a ajuda das pessoas. Não há outra forma. Não adianta pedir para que Deus intervenha no mundo sem a nossa colaboração”, destacou. “Deus age através de nossas mãos e dos nossos cuidados. Por isso falamos das diferentes vocações na Igreja. E hoje especificamente falamos do cuidado com o povo de Deus, tarefa do ministério ordenado”, complementou.

O arcebispo destacou, ainda, que uma marca das pessoas que colaboram com Deus é a gratuidade na ação. “Toda vocação deve ser movida pela gratuidade, pelo amor à multidão. Quem não tem compaixão pela multidão não se doa ao próximo. Por isso, no início deste Mês Vocacional somos gratos a Deus pelas pessoas que hoje servem e partilham do Povo de Deus no seu serviço. E também somos gratos pelas gerações que vieram antes de nós. Cremos porque muitas pessoas nos ajudaram a crer. Estamos aqui porque antes de nós, muitos padres, religiosos e religiosas e leigos de fé nos ajudaram a crer. Por isso nosso louvor, gratidão e súplica: que o Senhor coloque no coração de muitas pessoas o olhar de compaixão pela multidão de hoje que anda por esse mundo abatida, sem rumo, preocupada e desanimada. Que a ela possamos servir com toda a generosidade”, encerrou o arcebispo.

Agosto: Mês Vocacional
Celebrar as vocações é, para a Igreja, um dos propósitos do mês de agosto, conhecido, desde 1981, como o Mês Vocacional. Período para refletir, celebrar e estimular o despertar das vocações especialmente entre os jovens, o Mês Vocacional – instituído pela CNBB – tem o objetivo, também, de conscientizar as comunidades da responsabilidade que elas compartilham no processo vocacional. Neste ano, o tema - “Amados e chamados por Deus” - e lema - “És precioso aos meus olhos... Eu te amo” (Is 43, 4) – orientam as reflexões e celebrações em todas as paróquias.

Tradicionalmente, no primeiro domingo, celebra-se sacerdócio e os ministérios ordenados; no segundo, o matrimônio junto à semana da Família e o Dia dos Pais; no terceiro, a vida consagrada, e por fim, no quarto, a vocação dos Leigos. Quando agosto tem cinco domingos, como é o caso de 2020, o último final de semana é dedicado aos catequistas de forma especial.

SEMANA DOS MINISTROS ORDENADOS [02 a 08 de agosto]:
Dia 03/08 | Motivação Vocacional do Diác. Moisés Geremia
Dia 04/08 | Dia do Padre – São João Maria Vianney
Dia 05/08 | Motivação Vocacional – Pe. Mateus Danielli.
Dia 06/08 | Motivação Vocacional – Pe. René (Oblato).
Dia 07/08 | Testemunho Vocacional de Dom Rodolfo.
Dia 08/08 | Imagem Vocacional com o Papa Francisco.

SEMANA DA FAMÍLIA [09 a 15 de agosto]
Lançamento da atividade “Minha família reza pelas Vocações”. Motivar as famílias da Arquidiocese a organizar um espaço de oração em suas casas e rezar pelas vocações, em especial, pelas famílias que são os berços de todas as vocações. Motivar, também, o envio de fotos fotos e pequenos vídeos para serem publicados na Página e Instagram do SAV. Marcar #CadaComunidadeUmaNovaVocação

SEMANA DA VIDA RELIGIOSA CONSAGRADA [16 a 22 de agosto]
Primeira Semana Nacional da Vida Religiosa Consagrada
Motivação Vocacional – congregações da Arquidiocese

SEMANA DOS CRISTÃOS LEIGOS E LEIGAS [23 a 28 de agosto]
Testemunhos vocacionais de pessoas que participam de pastorais, movimentos e serviços

SEMANA DOS/AS CATEQUISTAS [29 a 3 de setembro]
Dia 29/08 | Motivação Vocacional Mirte Santina – coordenadora Arquidiocesana
Dia 30/08 | Vídeo sobre os catequisandos estão aprofundando a fé em tempos de pandemia

TERÇO VOCACIONAL
Toda terça-feira, os seminaristas transmitirão o terço vocacional, pela fanpage do Serviço de Animação Vocacional, às 20h.

Sammara Garbelotto