Arquidiocese de Passo Fundo
 
 
Arquidiocese
 
05.Mar - IVC: olhos que se voltam para o que é essencial
Aumentar Fonte +
Diminuir Fonte -
IVC: olhos que se voltam para o que é essencial

Prioridade assumida pela Arquidiocese de Passo Fundo – e, também, pela Igreja do Rio Grande do Sul e do Brasil – a Iniciação à Vida Cristã busca, de uma forma geral, proporcionar um encontro pessoal e de intimidade com Jesus Cristo e sua mensagem. Em entrevista, Mirte Santina, Coordenadora da Equipe Arquidiocesana da Animação Bíblico-Catequética da Arquidiocese, comentou sobre o processo que vem sendo construído nas paróquias e destacou os avanços, as dificuldades e os passos que ainda precisam ser dados.


Resgate do essencial
Processo diferenciado de catequese, a IVC, como destaca Mirte, quer resgatar o que é essencial através, especialmente, de símbolos, celebrações e ritos. “O método contempla uma mudança na forma de vivenciar os encontros, o que vem ajudando a caminhada do aprofundamento da fé.”, inicia. “Na IVC, a vida cristã é um novo viver que requer um processo de passos de aproximação, onde a pessoa aprende e se deixa envolver pelo Mistério amoroso do Pai, pelo Filho, no Santo Espírito, despertando para novas relações e ações, transformando a vida pessoal, comunitária e social”, explica a coordenadora.

 

Ela acrescenta, ainda, que a Arquidiocese está vivendo esse caminho e tem mostrado avanços significativos. “É válido ressaltar que esse processo – que diz respeito a toda comunidade eclesial - faz surgir um ser transformado - mudança por inteiro. Na Arquidiocese, buscamos vivenciar esse caminho principalmente através do esforço em dinamizar a formação, buscando a inserção da catequese com a liturgia e os outros serviços pastorais”, destaca. 


Um caminho que vem sendo percorrido
O cenário é positivo: hoje, a grande maioria das paróquias da Arquidiocese segue a sugestão de utilização dos Manuais de Dom Leomar Brustollin - uma coleção de quatro volumes e que envolve, ainda, outros dois títulos direcionados para a catequese de adultos. Além disso o novo Diretório da Arquidiocese de Passo Fundo tem sido, segundo Mirte, um grande apoio no processo. “O lançamento dos Diretórios do Batismo, da Crisma e da Eucaristia, tem ajudado a Arquidiocese na vivência do processo de Iniciação à Vida Cristã, através das orientações e dos encontros de formação sobre os mesmos”, ressalta a coordenadora. 

 

Além disso, buscando concretizar, de fato, o processo da IVC, as paróquias buscam, em sintonia com a Coordenação Arquidiocesana da Animação Bíblico-Catequética dinamizar encontros de formação, retiros, Cursos Bíblicos e outras celebrações que envolvam a comunidade na dinâmica proposta. “A Arquidiocese ainda tem uma longa caminhada a realizar, mas o processo está em andamento e com ótimos resultados - entre eles a preparação da Jornada Arquidiocesana de Iniciação à Vida Cristã, no dia 15 deste mês, com o tema: Jesus Cristo, caminho da Vida Cristã e o objetivo principal de fortalecer a caminhada de Iniciação à Vida Cristã da Igreja Arquidiocesana.”, complementa Mirte.

 

Ainda é preciso avançar
A coordenadora destaca que, apesar da grande unidade que já existe e do esforço que se faz para que se trabalhe em sintonia, ainda é preciso caminhar. “Para que para que a Arquidiocese caminhe em unidade, em comunhão, ainda precisamos avançar mais. Algumas paróquias não adotaram o Manual de Dom Leomar, como sugerido, mas buscam adaptar o que utilizam ao método proposto pelo processo de IVC. Porém, atuar em comunhão é o que vai fortalecendo e animando a caminhada Eclesial. É preciso uma preparação profunda de todos os catequistas; um envolvimento de todos os padres que sejam os motivadores e também transmitam segurança aos coordenadores e catequistas; à medida do possível a unidade do material utilizado, para que se fale a mesma linguagem”, cita. “Para este ano de 2020, a Iniciação à Vida Cristã na Arquidiocese de Passo Fundo dará continuidade à caminhada no processo já em andamento e com bons frutos até aqui”, conclui Mirte. 

 

Sammara Garbelotto
Assessoria de Comunicação da Arquidiocese de Passo Fundo
imprensa@arquidiocesedepassofundo.com.br


Indique a um amigo
 
CONTATO
Cúria Metropolitana
Rua Coronel Chicuta, 436 - 4º Andar | Edifício Nossa Senhora Aparecida - Centro - 99010-051 | Passo Fundo/RS
(54) 3045-9240

Centro de Pastoral
Rua Coronel Chicuta, 436 - 2º Andar | Edifício Nossa Senhora Aparecida - Centro - 99010-051 | Passo Fundo/RS
(54) 3045-9204
 
 
 

Copyright @ 2020 - Arquidiocese de Passo Fundo. Todos os direitos reservados.