Arquidiocese de Passo Fundo
 
 
Arquidiocese
 
18.Out - Fundo de Solidariedade: recurso possibilita a promoção da vida
Aumentar Fonte +
Diminuir Fonte -
Fundo de Solidariedade: recurso possibilita a promoção da vida

Em 2018, sete projetos foram aprovados totalizando, assim, 229 projetos apoiados pelo Fundo de Solidariedade da Arquidiocese

 

Constituído a partir do recurso arrecadado nas 53 paróquias durante a coleta motivada pela Campanha da Fraternidade, o Fundo de Solidariedade realizou, na manhã desta quarta-feira, a entrega do recurso destinado a dois projetos beneficiados pela iniciativa: “Padaria da Esperança” – da Fazenda da Esperança Nossa Senhora Aparecida, em Passo Fundo – e “Criar condições para Poder Fazer” – do Projeto Poder Fazer, também em Passo Fundo. Outros dois recursos já foram entregues – Projeto Cooperação, para aquisição de materiais e suporte técnico para os catadores de materiais recicláveis, em Marau, e para o Gesto Concreto da Campanha da Fraternidade na área de Sarandi, utilizado pela Pastoral Carcerária na compra de materiais de higiene para apenados. Nos próximos dias, serão entregues os recursos para o restante dos projetos apoiados.

 

Mãos que se apoiam
Atendendo cerca de 20 mulheres, a comunidade terapêutica Fazenda da Esperança Nossa Senhora Aparecida – que atua desde 2003, em Passo Fundo, na recuperação de jovens dependentes químicos - foi beneficiada com R$ 4.770 que serão investidos na compra de um forno e uma mesa industrial - utilizados para a produção de panificados. O investimento busca qualificar e intensificar o trabalho realizado pela comunidade e, dessa forma, gerando a renda necessária para a sustentabilidade das internas.

 

Além da Fazenda da Esperança, a equipe do Fundo de Solidariedade realizou, também, a entrega do recurso para o Projeto Poder Fazer (Centro de Pesquisa e Desenvolvimento de Educação Condutiva Poder Fazer) que atua em Passo Fundo e região no atendimento de pessoas com sequelas de lesão cerebral e alterações motoras. Hoje, a entidade atende 16 alunos – entre crianças, adolescentes e adultos – e trabalha, essencialmente, na educação condutiva – que alia diferentes áreas da saúde e proporciona, ao aluno, uma abordagem pedagógico-terapêutica buscando, assim, melhorar o desenvolvimento motor e, também, desenvolver a independência nos diversos aspectos da vida cotidiana. O recurso recebido, R$ 4.764, será investido na compra de uma divisória de madeira, de um guincho para transferência de pessoas e te um computador.

 

Solidariedade que se renova
Com a aprovação, na última semana, de sete projetos para o ano de 2018, o FDS da Arquidiocese de Passo Fundo totaliza 229 projetos apoiados e beneficiados a partir do recurso. Para o arcebispo de Passo Fundo, dom Rodolfo Weber, o Fundo de Solidariedade é essencial para reforçar a solidariedade da comunidade. “Desde o início do cristianismo, sempre se trabalhou com o espírito de doação. É preciso que hajam gestos espontâneos de solidariedade, isso faz parte da nossa história”, inicia e explica, também, que, para ser aprovado, o projeto deve buscar a vida. “São projetos que tem incidência social, essa é a finalidade. O foco na aprovação sempre é diverso. Para nós, interessa a promoção integral do ser humano. Esse deve ser o espírito dos projetos”, explica.

 

Solidariedade, organização e coletividade
Desde 2000, quando surgiu o Fundo de Solidariedade, 229 projetos foram beneficiados com recursos financeiros. O valor advém da coleta realizada no Domingo de Ramos, com a motivação da Campanha da Fraternidade. Do montante arrecadado, 40% é destinado para o Fundo Nacional de Solidariedade; dos 60% restantes, 10% é destinado ao Fundo Estadual de Solidariedade e os 50% finais ficam na Arquidiocese e são distribuídos para diferentes projetos que buscam a promoção da paz, educação e formação, geração de renda e economia popular solidária, saúde alternativa e preventiva, resgate da dignidade humana, população em situação de exclusão e meio ambiente e reciclagem.

 

Sammara Garbelotto
Assessoria de Comunicação da Arquidiocese de Passo Fundo
imprensa@arquidiocesedepassofundo.com.br

 


Indique a um amigo
 
CONTATO
Cúria Metropolitana
Rua Coronel Chicuta, 436 - 4º Andar | Edifício Nossa Senhora Aparecida - Centro - 99010-051 | Passo Fundo/RS
(54) 3045-9240

Centro de Pastoral
Rua Coronel Chicuta, 436 - 2º Andar | Edifício Nossa Senhora Aparecida - Centro - 99010-051 | Passo Fundo/RS
(54) 3045-9204
 
 
 

Copyright @ 2019 - Arquidiocese de Passo Fundo. Todos os direitos reservados.