Arquidiocese

24.Ago - Fundação Lucas Araújo reflete a família no ambiente de trabalho
Fundação Lucas Araújo reflete a família no ambiente de trabalho

Celebrada desde 1992, a Semana Nacional da Família – que acontece em meio ao Mês das Vocações, inicia no Dia dos Pais e tem continuidade até o domingo seguinte – envolve, anualmente, as paróquias e comunidades de todo o Brasil em momentos de reflexão e cuidado com as famílias. A propsota, motivada pela Comissão Nacional da Pastoral Familiar (CNPF), organismo vinculado à Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e a Família da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), é de proporcionar que o povo tenha a oportunidade de ver a família à luz do Evangelho e a partir da inspiração da Sagrada Família.

Luz para a sociedade

Em 2017, a Igreja no Brasil celebrou  a 26ª edição da Semana Nacional da Família entre os dias 13 e 19 de agosto a partir do tema “Família: uma luz para a vida em sociedade”. Durante esses dias, as atividades propõem uma reflexão sobre a importância das relações desenvolvidas nesse núcleo social. Assim, nesse contexto, a Fundação Beneficente Lucas Araújo, pensando em oferecer um espaço para essas questões, desenvolveu uma série de ações para refletir a família no ambiente de trabalho.

Reflexão sobre o ambiente de trabalho

O principal questionamento proposto pela entidade foi: “o ambiente de trabalho é uma grande família?”.  De acordo com as equipes que organizam as atividades na entidade, existem fortes razões para se fazer do ambiente de trabalho uma grande família, já que, assim como na família, nas relações de trabalho também são valorizadas a cooperação e solidariedade.

Para a Coordenadora Pedagógica da Fundação, Maristela dos Santos, ambos os ambientes têm o objetivo de ser um espaço acolhedor e protetor. “Um ambiente de trabalho, assim como a família, considera todos, com suas limitações e habilidades, cuidando da diversidade, conduzindo competências à uma harmonia geradora de superação e resultados, proporcionando consciência, estimulando o diálogo permanente e dando embasamento para a superação das adversidades do cotidiano”, destacou.

Ainda segundo Maristela, quanto mais o grupo estreitar seus vínculos de amor e amizade, mais forte ele será e, por isso, a proposta de reflexão pergunta: “E você, tem procurado fazer do seu ambiente de trabalho uma grande família?”. A ideia, de acordo com ela, é incentivar e motivar gestos concretos que possam fortalecer os laços de convivência sadia entre os colegas de trabalho. Para isso, ao longo da semana diversas atividades de integração foram realizadas.

Trabalho com as crianças

Uma dessas atividades foi trabalhar a temática da Semana da Família também com as crianças atendidas na Escola de Educação Infantil Menino Deus e João Busato e no Lar da Menina Padre Paulo Farina. Leituras, filmes, pinturas e brincadeiras foram as ferramentas utilizadas para promover as dinâmicas.

Fonte: Comunicação Fundação Lucas Araújo