Arquidiocese

12.Fev - Elizeu Moreira: “Buscai primeiro o Reino de Deus e a sua justiça”
Aumentar Fonte +
Diminuir Fonte -
Elizeu Moreira: “Buscai primeiro o Reino de Deus e a sua justiça”

Um passo importante na caminhada vocacional será dado, neste domingo, 17, pelo seminarista Elizeu Lisbôa Moreira: o jovem será ordenado diácono e, dessa forma, vai receber o primeiro grau da Ordem - mais um estágio para a ordenação sacerdotal. A celebração, que compromete o novo diácono em servir ao povo de Deus, especialmente na liturgia, na Palavra e na caridade, acontece às 15h, na paróquia São Judas Tadeu. Além dele, no dia 24 de fevereiro, a Arquidiocese de Passo Fundo celebra, também, a ordenação diaconal de Moisés Geremia, jovem natural de Dois Lajeados.

Curiosidade que desperta a vocação
Nascido em Ciríaco, em setembro de 1993, Elizeu é o caçula dos cinco filhos de Antônio e Dervelina. Desde pequeno, acompanhou os pais e os irmãos nos cultos da Igreja Evangélica e foi ali, lendo e comentando a Bíblia com a família, que conheceu a Palavra de Deus. Apesar de estarem ligados à Igreja Evangélica, seus pais sempre cultivaram um bom diálogo no que diz respeito à religião. “Eu ficava curioso ao ouvir meu pai contar histórias dos padres que percorriam grandes distâncias a cavalo para chegar até onde morávamos”, relembra.

A curiosidade aos poucos foi se intensificando e, no final do Ensino Fundamental, Elizeu encontrou o animador vocacional da Arquidiocese – na época, o padre Adalíbio Barth – e apontou a curiosidade em conhecer o Seminário Nossa Senhora Aparecida. A visita despertou o interesse do jovem pela Igreja Católica Apostólica Romana. Foi um primeiro passo de uma caminhada que pouco a pouco o levaria para a sua vocação. “O chamado vocacional foi bem acolhido pelos meus familiares. Meses depois fui batizado, fiz a Primeira Eucaristia e fui crismado com 15 anos”, recorda.

“Buscai primeiro o Reino de Deus e a sua justiça”
Quando terminou o Ensino Médio, ainda em Ciríaco, Elizeu se despediu da sua cidade e ingressou no Seminário, em Passo Fundo onde iniciou os cursos de Filosofia no IFIBE e Teologia na Itepa Faculdades. Hoje, o jovem – que mora e atua pastoralmente na paróquia São Judas Tadeu, em Passo Fundo – se prepara para vivenciar o diaconato através do seu lema vocacional “Buscai primeiro o Reino de Deus e a sua justiça” (Mt 6,31). “O lema ajuda a trazer presente a opção de Jesus Cristo pelos mais pobres e necessitados. Fazendo a vontade do Pai, o bom Mestre mostrava que era possível renovar todas as coisas tornando manifesto o Reino de Deus”, comenta.

Este momento de preparação e intensidade é, para Elizeu, a oportunidade de se aproximar ainda mais de Deus e compreender o chamado d’Ele para sua vida. “Vejo o Seminário como um espaço sagrado, assim como é na família, especial para amadurecer a resposta ao chamado do Senhor”, inicia. “No cultivo pessoal e comunitário, o Seminário proporcionou que eu crescesse no aprendizado nos passos do bom Mestre”, complementa. E expectativa, agora, é pela doação à comunidade. “Quero viver o diaconato com intensidade no seu tríplice múnus: Palavra, Liturgia e Caridade. Entendo que desde a preparação, o dia da ordenação e o exercício do diaconato unem-se como uma só celebração para toda a vida em unidade com a Igreja Povo de Deus”, conclui.

A Ordenação Diaconal de Elizeu acontecerá no dia 17 de fevereiro, domingo, às 15h na paróquia São Judas Tadeu – Vila Luiza, em Passo Fundo.

Sammara Garbelotto

Indique a um amigo

Copyright @ 2019 - Arquidiocese de Passo Fundo. Todos os direitos reservados.