Arquidiocese

10.Jun - Diretório da Penitência: a reconciliação com Deus
Diretório da Penitência: a reconciliação com Deus

Depois de aprovados e lançados os diretórios do Batismo, Eucaristia e Crisma, a Arquidiocese de Passo Fundo aprovou e prepara o lançamento do Diretório da Penitência. Documento foi elaborado através de um processo participativo e deverá ser lançado em breve.

Em sintonia com a Igreja
Além de trazer um breve esquema para exame de consciência e, também, possíveis orações do Ato de Contrição, o documento aborda oito tópicos centrais: A Vida Nova: uma eterna aliança com Jesus Cristo; O pecado: a quebra da aliança com Jesus Cristo; O perdão: o reestabelecimento da aliança com Jesus e a sua Igreja; A reconciliação e a espiritualidade; A reconciliação e a missão; Os ministros do sacramento da reconciliação; A reconciliação e a liturgia e, por fim, Os Ritos do sacramento da Reconciliação. A proposta é elucidar e orientar as comunidades em relação ao Sacramento da Penitência

Na apresentação do texto, o arcebispo de Passo Fundo, Dom Rodolfo Weber, destaca que os sacramentos do Batismo, Crisma e Eucaristia permitem que o Cristão viva em Cristo. O Sacramento da Penitência, por sua vez, permite encontrar a piedade divina. “Somos pecadores, mas não estamos condenados. Deus deixou-nos muitas maneiras para acolher e perdoar o pecador arrependido. O Sacramento da Penitência é o caminho privilegiado que Jesus Cristo deixou para a Igreja administrar o perdão”, coloca.  “Os sacramentos não nos tornam perfeitos, mas são graças poderosas que Deus oferece aos seus amados. O “homem velho” morre na medida em que não for alimentado. O “homem novo” se fortalece na medida que é cercado de cuidados e é alimentado. A prática penitencial é um percurso seguro que conduz ao caminho de Deus e do irmão”, complementa.

Processo participativo
O resultado do texto elaborado é fruto, mais uma vez, de um processo participativo que envolveu as Áreas Pastorais da Arquidiocese desde o último ano. Foram realizadas nove reuniões nas Áreas Pastorais, com padres, religiosos, leigos e comunidades, para estudar, debater e sugerir o conteúdo do Diretório. Depois disso, a Coordenação Arquidiocesana de Pastoral buscou as orientações do Magistério da Igreja sobre a Penitência – enfatizando, especialmente, as catequeses do papa Francisco sobre o assunto e, ainda, os escritos dos papas Bento XVI, João Paulo II e Paulo VI, Documentos da CNBB e outros documentos da Igreja ligados à dimensão litúrgica, como a Sacrosanctum Concilium (Vaticano II).

Depois disso, um pré-projeto foi apresentado para a Equipe Arquidiocesana do Diretório que aprovou e indicou a apresentação do mesmo para o Clero que no início do ano aprovou o texto fina por unanimidade. O lançamento do documento foi adiado em função da pandemia do Coronavírus e ainda não tem data pra acontecer, tendo em vista que a Arquidiocese aguarda o momento adequado para a atividade.

Entendendo a Penitência
O Coordenador Arquidiocesano de Pastoral, padre Ivanir Antonio Rampon, que assessora a elaboração dos Diretórios sobre os Sacramentos, afirma que o documento é, além de normativo, um importante instrumento de estudo pessoal e, também, nos grupos, movimentos e pastorais – especialmente em retiros espirituais. Também, o padre destaca que o Diretório aprofunda o conceito real do que é a penitência. “O Diretório aprofunda a concepção de que a penitência e a vigilância para sermos fiéis é uma luta conosco para sermos coerentes (com a “vida nova”), é um cultivo espiritual para defendermos propostas de vida e de sociedade sintonizados com o projeto de Jesus Cristo”, inicia. “Sem uma vida de penitência não há fidelidade a Jesus Cristo. Podemos dizer que a penitência é esta luta que fazemos para sermos missionários de uma nova humanidade, de uma nova sociedade, alicerçada na irmandade e no cuidado com a vida”, completa.

Sammara Garbelotto