Arquidiocese

07.Fev - Dia da Caridade: solidariedade que engrandece
Dia da Caridade: solidariedade que engrandece

No dia 11 de fevereiro, a cidade de Passo Fundo comemora o Dia da Caridade, iniciativa proposta pela Sociedade São Vicente de Paulo

11 de fevereiro. Esta é a data escolhida para a cidade de Passo Fundo vivenciar o Dia da Caridade. A iniciativa, proposta pela Sociedade São Vicente de Paulo – Vicentinos – com o objetivo de comemorar os 100 anos da entidade, em 2016, foi transformada na Lei Municipal nº 5197 e, desde então, é uma motivação para estimular e promover ações de caridade e solidariedade – ligadas à Igreja Católica, a outras religiões, à sociedade civil, órgãos públicos e outras incontáveis ações individuais que acontecem diariamente - na cidade e região. Para marcar a data, neste domingo, 10, a Catedral Metropolitana Nossa Senhora Aparecida recebe a comunidade para uma Celebração em Ação de Graças.

À exemplo de São Vicente de Paulo
Em 1916, os Vicentinos iniciaram o seu trabalho em Passo Fundo e, desta ação, nasceram obras como o Lar do Idoso Nossa Senhora da Luz, Casa de Apoio, Escola de Educação Infantil Notre Dame Santa Isabel e, também, o Hospital São Vicente de Paulo. Conhecido como o Apóstolo da Caridade, São Vicente de Paulo viveu no século XVII, mas o seu exemplo de bondade, empatia e humildade permanecem vivos na Igreja Católica. Para o arcebispo de Passo Fundo, dom Rodolfo Luís Weber, a data – que nasceu a partir da inspiração em São Vicente e seu legado - ajuda a provocar reflexões e ações. “É bom parar, perceber e reconhecer que isto faz parte do cotidiano da cidade. Ignorar estas ações é fazer uma leitura parcial da realidade. Aprofundar o tema é necessário para compreender as razões humanitárias e religiosas, pois, muitas vezes, a sua compreensão fica restrita como um gesto isolado de dar uma esmola ou de socorrer um irmão necessitado”, destaca.

Jesus Cristo como norte
Ainda, dom Rodolfo acrescenta que, para os cristãos, Jesus Cristo é o exemplo primeiro da caridade. “A caridade é um princípio ativo da vida espiritual do cristão, pois faz parte da sua identidade. A caridade cristã é exigente por se inspirar na caridade de Cristo”, complementa. “Nos ensinamentos de Jesus Cristo o tema da caridade está presente repetidas vezes. A maior obra de caridade foi doar a sua vida na cruz. Por isso, sua vida lança no coração do cristão todo o sofrimento do mundo, como uma força dolorosa, que vai rompendo as resistências do egoísmo e revela que a existência humana tem por missão amar o mundo”, conclui.

Celebração
A data será celebrada, juntamente com a comunidade, através de uma missa na Catedral Metropolitana, no próximo domingo, 10, às 9h. Neste momento, a comunidade é convidada a colaborar com a doação de 1kg de alimento não perecível que, posteriormente, será encaminhado para entidades que promovem ações sociais na cidade.

Celebração Eucarística | Dia Municipal da Caridade
10 de fevereiro, domingo