Arquidiocese

19.Jun - Corpus Christi: Solenidade do Corpo e Sangue de Cristo
Corpus Christi: Solenidade do Corpo e Sangue de Cristo

Os olhares de toda a Igreja Católica se voltam, nesta quinta-feira, 20, para a Solenidade de Corpus Christi. A celebração, que recorda a doação e o sacrifício de Jesus, destaca o Corpo e o Sangue de Cristo e envolve as 53 paróquias da Arquidiocese de Passo Fundo para celebrar o Sacramento da Eucaristia. Durante as celebrações paroquiais, cada comunidade vai participar, também, do lançamento do novo Diretório Arquidiocesano da Eucaristia – que aborda todos os aspectos do sacramento e passa a vigorar em toda a Arquidiocese. Na Catedral Nossa Senhora Aparecida, a missa acontece às 15h e, depois, a comunidade é convidada para participar da tradicional procissão ao redor da Praça Marechal Floriano - onde os grupos de movimentos e pastorais da paróquia recebem a bênção do Santíssimo Sacramento.

Tapetes: passagem para o Cristo
Os tapetes de serragem, que tradicionalmente abrem caminho para a passagem do Cristo Eucarístico, assumem, a cada ano, formas e cores diferentes, de acordo com a realidade vivida pela Arquidiocese. Em Passo Fundo, as paróquias Nossa Senhora da Conceição, Santo Antônio e São José irão confeccionar os tapetes com serragem, papeis e tinta. As outras paróquias elaboraram, junto com a Catequese e movimentos juvenis, cartazes com reflexões e frases que ajudam a comunidade a celebrar. Já a Catedral Nossa Senhora Aparecida e as paróquias São Cristóvão e São Vicente de Paulo vão realizar a atividade destacando cobertores, roupas de inverno e alimentos que são doados pela comunidade e depois destinados para entidades que realizam a distribuição dos donativos. Independente da forma, a intenção é a mesma: acolher o Corpo de Cristo nas procissões e estimular a reflexão e a partilha.

Diretório da Eucaristia
Também durante as celebrações, um momento especial será vivido em cada paróquia: o lançamento do Diretório da Eucaristia. Parte integrante da reformulação de todo o Diretório Arquidiocesano, que iniciou ainda no ano passado, o texto foi construído através de um processo participativo que envolveu as nove áreas pastorais da Arquidiocese de Passo Fundo. Com contribuições de padres, religiosos, leigos e comunidades, o Diretório reúne orientações teológico-pastorais sobre a Eucaristia - algumas normas, orientações e princípios para que as comunidades possam melhor celebrar e viver a Eucaristia.

O Coordenador Arquidiocesano de Pastoral, padre Ivanir Rampon, destaca, também, que o novo Diretório está em sintonia com o 17º Plano Arquidiocesano da Ação Evangelizadora, que coloca em pauta a importância da Mesa Eucarística. “Todo esse processo realizado permite dizer que o Diretório está em diálogo com as realidades da Igreja local, mas, também, está em diálogo com a Igreja do mundo todo, com os pastores da Igreja”, coloca. “Se bem vivermos a Eucaristia, não vamos aceitar a desigualdade social, a violência, mas, pelo contrário, vamos lutar pela partilha dos bens, vamos oferecer a paz e um testemunho de fé no estilo e no seguimento de Jesus Cristo. A Eucaristia é o próprio Cristo, o salvador do mundo e, por isso, ela pode salvar o mundo”, conclui.

Significado
A expressão Corpus Christi vem do latim e significa Corpo de Cristo. Durante a última ceia Jesus pediu que celebrassem Sua lembrança comendo o pão e bebendo o vinho que se transformariam em seu Corpo e Sangue. "O que come a minha carne e bebe o meu sangue, tem a vida eterna e, eu o ressuscitarei no último dia. Porque a minha carne é verdadeiramente comida e o meu sangue é verdadeiramente bebida. O que come a minha carne e bebe o meu sangue permanece em mim e eu nele. O que come deste pão viverá eternamente".

Celebração de Corpus Christi

Catedral Nossa Senhora Aparecida