Arquidiocese de Passo Fundo
 
 
Arquidiocese
 
25.Fev - CF 2019: Arquidiocese vivencia Seminários de Formação
Aumentar Fonte +
Diminuir Fonte -
CF 2019: Arquidiocese vivencia Seminários de Formação

Estimular a participação na criação de Políticas Públicas, à luz da Palavra de Deus e da Doutrina Social da Igreja para fortalecer a cidadania e o bem comum, sinais de fraternidade. Este é o objetivo central da Campanha da Fraternidade 2019 que terá início em todo o país no dia 6 de março. Com o tema “Fraternidade e Políticas Públicas” e o lema “Serás libertado pelo direito e pela justiça (Is 1, 27)”, a CF busca conhecer como são formuladas e aplicadas as Políticas Públicas estabelecidas pelo Estado brasileiro, exigir ética na formulação e concretização das mesmas e, além disso, propor ações que assegurem os direitos sociais aos mais frágeis e vulneráveis. Neste cenário, buscando melhor viver o período quaresmal e para um compromisso maior com o tema proposto pela Campanha, a Arquidiocese de Passo Fundo promove, em fevereiro e março, seminários nas diferentes áreas pastorais que buscam aprofundar a temática. Na última quinta-feira, 21, a área de Guaporé acolheu a comunidade e vivenciou momentos de formação e reflexão.

 

Formação com base na proposta da CF
Os Seminários, preparados por uma equipe de assessores, são uma forma de aproximar a comunidade da temática da Campanha e, ainda, de provocar reflexões e ações possíveis em cada paróquia. Neste sentido, o texto-base da Campanha, além de contextualizar o que é o poder público, os tipos de poder e os condicionantes nas políticas públicas, fala sobre o papel dos atores sociais nas Políticas Públicas e, também, sobre a participação da sociedade no controle social das Políticas Públicas. 

 

Ainda, dentro dos objetivos específicos para a Campanha da Fraternidade de 2019, a Igreja coloca a necessidade de promover a formação política da comunidade – especialmente da juventude – buscando, justamente, o exercício da cidadania e o comprometimento com a política a partir de um testemunho concreto de fé. A ideia é, também, trabalhar – através da teoria, reflexão, espiritualidade e prática – para que as Políticas Públicas eficazes de governo se consolidem como políticas de Estado.

 

Programação
O próximo Seminário acontece em Passo Fundo, no dia 28 de fevereiro, às 19h, no Colégio Bom Conselho. Em Tapejara, o Seminário será no dia 07 de março às 19h30; em Carazinho no dia 08 de março, às 19h30; em David Canabarro no dia 11 de março, às 19h30; em Sarandi no dia 12 de março, às 19h30; em Casca no dia 13 de março, às 19h. A área de Marau participa do Seminário, em Vila Maria, no dia 15 de março, às 19h. A área de Tapera realizou o Seminário ainda em dezembro de 2018.

 

Sammara Garbelotto
Assessoria de Comunicação da Arquidiocese de Passo Fundo
imprensa@arquidiocesedepassofundo.com.br


Indique a um amigo
 
CONTATO
Cúria Metropolitana
Rua Coronel Chicuta, 436 - 4º Andar | Edifício Nossa Senhora Aparecida - Centro - 99010-051 | Passo Fundo/RS
(54) 3045-9240

Centro de Pastoral
Rua Coronel Chicuta, 436 - 2º Andar | Edifício Nossa Senhora Aparecida - Centro - 99010-051 | Passo Fundo/RS
(54) 3045-9204
 
 
 

Copyright @ 2019 - Arquidiocese de Passo Fundo. Todos os direitos reservados.