Arquidiocese de Passo Fundo
 
 
Arquidiocese
 
23.Out - Catequistas se reúnem para formação, avaliação e planejamento
Aumentar Fonte +
Diminuir Fonte -
Catequistas se reúnem para formação, avaliação e planejamento

Encontro reuniu cerca de 80 catequistas da Arquidiocese de Passo Fundo na Casa de Retiros

 

Refletir o trabalho do ano e compreender, de forma mais intensa, a importância dos ritos e símbolos na transmissão da fé cristã foram os objetivos do Encontro de Catequistas que, durante esta terça-feira, reuniu cerca de 80 catequistas da Arquidiocese de Passo Fundo na Casa de Retiros. O encontro, orientado pela coordenação arquidiocesana, é a oportunidade de a Catequese da Arquidiocese se reunir, repensar a caminhada e planejar próximas ações.

 

Símbolos e ritos
Com o foco no aprofundamento dos símbolos e ritos que envolvem a fé cristã, dom Rodolfo Weber, arcebispo de Passo Fundo, conduziu o encontro e centrou sua fala na necessidade de fornecer diferentes instrumentos para que o ensino da fé aconteça de forma concreta e verdadeira. “É pelos sentidos que aprendemos; este é o único modo de aprendizagem. Os símbolos tocam nesses sentidos”, comentou. “Os símbolos e ritos não satisfazem nem o racionalismo sem forma e nem o sentimentalismos sem contato. Não se trata de uma emoção sem fundamento. Os ritos falam uma linguagem elementar que qualquer um pode escutar, admirar e deixar trabalhar sobre si mesmo e, aí, então, compreender a essência da fé”, destacou.

 

Também, o arcebispo falou sobre a arte de celebrar e como os ritos e símbolos colaboram para o entendimento do cristão. “O modo de Deus chegar até nós, no mundo, sempre foi via mediações. Quando chegarmos na glória eterna, veremos Deus face a face: aquilo que nossos olhos jamais viram, nossos ouvidos jamais ouviram, nossa imaginação jamais pôde imaginar. Aí, então, acaba a mediação. Até lá, a fé vai ser transmitida e o Senhor vai falar conosco através de meios”, colocou. “Deus se manifesta não de modo imediato, mas usando a lógica das mediações humanas. E o que está em jogo, nas celebrações cristãs, é a manifestação de Deus através das mediações – das palavras, dos gestos, das comunicações”, explicou.

 

Além da formação de dom Rodolfo Weber, as catequistas também realizaram a avaliação do trabalho do ano e o planejamento da Catequese para o ano de 2019.

 

Sammara Garbelotto
Assessoria de Comunicação da Arquidiocese de Passo Fundo
imprensa@arquidiocesedepassofundo.com.br

 


Indique a um amigo
 
CONTATO
Cúria Metropolitana
Rua Coronel Chicuta, 436 - 4º Andar | Edifício Nossa Senhora Aparecida - Centro - 99010-051 | Passo Fundo/RS
(54) 3045-9240

Centro de Pastoral
Rua Coronel Chicuta, 436 - 2º Andar | Edifício Nossa Senhora Aparecida - Centro - 99010-051 | Passo Fundo/RS
(54) 3045-9204
 
 
 

Copyright @ 2019 - Arquidiocese de Passo Fundo. Todos os direitos reservados.