Arquidiocese

20.Mai - Carta da Pastoral da Juventude | A Juventude quer viver!
Carta da Pastoral da Juventude | A Juventude quer viver!

Que fizeste? Ouço o sangue do teu irmão, da terra, clamar para mim! (Gn 4,10).

Com profunda dor a Pastoral da Juventude da Arquidiocese de Passo Fundo manifesta indignação e pesar pelo assassinato da jovem Kétlyn Padia dos Santos, 15 anos, bem como de seu pai, Alessandro dos Santos e de sua tia, Jennifer Padia dos Santos.

A jovem Kétlyn foi integrante do Projeto TransformAção, em Passo Fundo, e através desse, apresentada à Pastoral da Juventude. Nos anos de 2016 e 2017 participou da Escola da Juventude na Arquidiocese e, partir de então, inseriu-se no grupo de base - Jovens Unidos na Igreja (JUNI), da comunidade Nossa Senhora da Salete, Paróquia Santa Teresinha.

Com o mesmo desejo de vida que motivou a ‘Campanha Nacional Contra a Violência e o Extermínio de Jovens’ e que motiva a ‘Campanha Nacional Contra os Ciclos de Violência Contra a Mulher’ é que fazemos tal denúncia no anseio de que a dignidade da vida e todas as vidas seja respeitada. Nossa fé no Cristo Ressuscitado nos anima na luta para que vivamos, desde aqui, o Reino de Deus, donde não cabem a violência e o extermínio da vida.

Crentes na Ressurreição nos prostramos em profunda comunhão com a família, o grupo de jovens e todas as pessoas que diante de tamanha truculência somam-se aos gritos dos pobres e da terra, nos seus anseios de terem vida em abundância. O Senhor da vida nos dê esperança para seguir os Seus passos no amor.

Seguimos, juntos e juntas, pela vida plena (Jo 10,10). “Cristo Vive: é Ele a nossa Esperança, e a mais bela juventude deste mundo! Tudo o que Ele toca se torna jovem, se torna novo, se enche de vida.” Unidos(as) ao Papa Francisco, hoje e sempre, repetimos: “Ele vive e te quer vivo!” (ChV, n.1).

Kétlyn, Presente na Caminhada!

Pastoral da Juventude da Arquidiocese de Passo Fundo
Arquidiocese de Passo Fundo - CNBB Sul 3
Passo Fundo, Semana Laudato Si, 20 de maio 2020.