Arquidiocese de Passo Fundo
 
 
Arquidiocese
 
09.Abr - Carta ao Povo de Deus da Arquidiocese de Passo Fundo | Páscoa
Aumentar Fonte +
Diminuir Fonte -
Carta ao Povo de Deus da Arquidiocese de Passo Fundo | Páscoa

"Agradecemos pelo trabalho que vocês fazem em vista da evangelização", diz a Carta ao Povo de Deus da Arquidiocese de Passo Fundo. Através do arcebispo, dom Rodolfo Luís Weber, e dos padres Fábio de Morais, Vigário Geral, e Ivanir Antonio Rampon, Coordenador Arquidocesano de Pastoral, a Arquidiocese manifesta, na manhã desta Quinta-feira Santa, a sua gratidão àqueles que se empenham nas comunidades e no trabalho de evangelizar e defender a vida. Também, o documento motiva para a vivência da Semana Santa em família. "Neste ano não poderemos participar das Celebrações da Semana Santa dentro dos templos, mas poderemos rezar nas nossas casas, fortificando em nossos lares a “Igreja doméstica”!". Leia na íntegra:

 

Ao Povo de Deus da Arquidiocese de Passo Fundo

 

A Paz de Cristo Vivo!

 

Está se aproximando a Páscoa de 2020. Neste ano, devido a pandemia do coronavírus, estamos celebrando de modo diferente toda a Semana Santa. Diante desta realidade, queremos em nome da Arquidiocese de Passo Fundo dirigir uma breve mensagem de gratidão para as lideranças da Igreja, para os participantes das nossas comunidades, bem como, a todo o Povo de Deus!

 

Agradecemos pelo trabalho que vocês fazem em vista da evangelização. Obrigado por semearem o Evangelho na família, na escola, no trabalho, na sociedade. Muitas vezes, vocês fazem isto no silêncio, sem muito alarde; mais com as obras do que com as palavras. Obrigado!

 

Agradecemos pelas vezes que vocês se comprometeram em defender e cuidar da vida, especialmente, a vida ameaçada. A Campanha da Fraternidade deste ano tem por tema “Fraternidade e Vida: Dom e Compromisso”. Obrigado pelo cuidado com a nossa Casa Comum! Obrigado pelas lutas em prol de uma sociedade justa, fraterna e solidária!

Agradecemos pelas vezes que vocês ajudaram a curar feridas. O texto do Bom Samaritano diz que este viu a pessoa machucada à beira do caminho, sentiu compaixão e cuidou da vida dela.

 

Obrigado pelas vezes que vocês olham a realidade do jeito de Jesus. Existem outros modos de ver. Existe o olhar da indiferença e da maldade. Como discípulos de Jesus precisamos constantemente purificar nosso olhar. A Quaresma foi um tempo de purificação. Obrigado pela purificação do olhar realizado nesta Quaresma!

 

Obrigado por sentirem compaixão. É muito importante que nós discípulos de Jesus, não sejamos individualistas, egoístas, gananciosos, indiferentes. Obrigado por espalhar o amor – e é de amor-concreto que o mundo precisa!

 

Obrigado por cuidarem da vida! É muito importante cultivar nossa espiritualidade e manter em nós a fé viva – a fé com obras de caridade e justiça. Nestes tempos de epidemia percebemos com mais intensidade de como “tudo está interligado”, que somos frágeis e necessitamos uns dos outros para sobreviver...

 

Também queremos agradecer a vocês que cuidam da comunidade – a Igreja de Deus – participando das Missas e outros eventos comunitários, sendo Agentes de Pastoral e colaborando com o Dízimo.

 

Por fim, queremos agradecer pelo carinho que vocêstêm para conosco, os pastores do Povo de Deus. Como vocês sabem, nossa vocação mais do que uma escolha nossa, é uma resposta que damos ao chamado do Senhor. Ele confia em nós apesar das nossas fraquezas e pecados. Pedimos que vocês rezem por nós, para sermos presbíteros, que a exemplo do Bom Samaritano, derramemos o óleo e o vinho do amor nas feridas do Povo de Deus! E nós rezaremos por vocês e daremos graças a Deus porque vocês nos fazem padres alegres e firmes na missão. Neste sentido, recordamos o que disse o Papa Francisco aos Padres do mundo inteiro:

 

"Demos graças também pela santidade do Povo fiel de Deus, que somos convidados a apascentar e através do qual também o Senhor nos apascenta e cuida de nós com o dom de poder contemplar este povo nos pais que criam os seus filhos com tanto amor, nos homens e mulheres que trabalham a fim de trazer o pão para casa, nos doentes, nas consagradas idosas que continuam a sorrir. Nesta constância de continuar a caminhar dia após dia, vejo a santidade da Igreja militante. Agradeçamos por cada um deles e deixemo-nos ajudar e estimular pelo seu testemunho."


Neste ano não poderemos participar das Celebrações da Semana Santa dentro dos templos, mas poderemos rezar nas nossas casas, fortificando em nossos lares a “Igreja doméstica”!


Das casas, renovemos a nossa fé em Jesus Cristo, que foi morto, mas ressuscitou e vive para sempre! Ele é a Ressurreição e a Vida!


Deixamo-nos guiar pela luz de Cristo Ressuscitado! Feliz Páscoa! Cristo Vive!

 

Passo Fundo, Quinta Feira Santa 2020

 

Dom Rodolfo Luís Weber
Arcebispo Metropolitano

 

Pe. Fábio de Morais
Vigário Geral

 

Pe. Ivanir Antonio Rampon
Coordenador Arquidiocesano de Pastoral


Indique a um amigo
 
CONTATO
Cúria Metropolitana
Rua Coronel Chicuta, 436 - 4º Andar | Edifício Nossa Senhora Aparecida - Centro - 99010-051 | Passo Fundo/RS
(54) 3045-9240

Centro de Pastoral
Rua Coronel Chicuta, 436 - 2º Andar | Edifício Nossa Senhora Aparecida - Centro - 99010-051 | Passo Fundo/RS
(54) 3045-9204
 
 
 

Copyright @ 2020 - Arquidiocese de Passo Fundo. Todos os direitos reservados.