Arquidiocese de Passo Fundo
 
 
Arquidiocese
 
08.Set - Cáritas comemora 55 anos de atuação na Arquidiocese de Passo Fundo
Aumentar Fonte +
Diminuir Fonte -
Cáritas comemora 55 anos de atuação na Arquidiocese de Passo Fundo

Espiritualidade e ação norteiam as ações da entidade

 

A Cáritas - fundada no Brasil por Dom Helder Câmara, em 1956 - iniciou sua atuação na então Diocese de Passo Fundo, em 1962. Na época, a organização trabalhava com projetos alternativos, como hortas comunitárias. Em 2017, ao comemorar 55 anos de atuação na cidade e região, a história relembrada pela entidade se mistura com a vida de muitas pessoas que, envolvidas por um espírito de gratuidade e doação, protagonizaram momentos de partilha, fraternidade e amor para com aqueles que, de alguma forma, necessitam.

 

Apoio e incentivo na promoção social

Ao longo desses anos, a metodologia de trabalho mudou significativamente, especialmente no que diz respeito aos grupos em situação de vulnerabilidade social, conforme destaca a equipe da Cáritas Arquidiocesana. “No início das atividades, o atendimento era realizado mais de forma emergencial. Atualmente, um dos principais objetivos e desafios da Cáritas Arquidiocesana é a promoção social, possibilitando que as pessoas se tornem protagonistas em busca de uma solução”, salienta. Assim, a entidade apoia e incentiva, também, a estruturação de grupos de geração de renda, através do cooperativismo e associativismo, apostando no acompanhamento permanente desses grupos.

 

Atuação na Arquidiocese

É certo dizer que, desde a sua fundação, a Cáritas se expandiu e ampliou suas atividades, abrangendo e beneficiando milhares de pessoas de 47 municípios da região norte do estado. Em Passo Fundo e na Arquidiocese, a entidade desenvolveu-se, principalmente, através da organização de Equipes Paroquiais, coleta e partilha de alimentos, formação de agentes e atuação com crianças, adolescentes, mulheres e trabalhadores.

 

Para o desenvolvimento de todas essas iniciativas, a organização tem por base quatro orientações estratégicas: promoção e fortalecimento de iniciativas locais a territoriais na construção da sociedade do Bem Viver; defesa e promoção de direitos, construção e controle das políticas públicas; organização, fortalecimento e sustentabilidade da Rede Cáritas e a formação permanente do voluntariado.

 

Celebração

Dessa forma, com a missão de “testemunhar e anunciar o Evangelho de Jesus Cristo, defendendo e promovendo toda a forma de vida e participando da construção solidária da sociedade do Bem Viver, sinal do Reino de Deus, junto com as pessoas em situação de vulnerabilidade e exclusão social”, a Cáritas da Arquidiocese de Passo Fundo chega aos seus 55 anos de atuação graças à partilha de muitas pessoas que doam seu tempo voluntariamente para organização das equipes paroquias. Para celebrar toda essa história construída pela entidade e agradecer pela doação dos voluntários, uma Celebração em Ação de Graças será realizada no dia 12 de setembro, às 15h, na Paróquia São Vicente de Paulo, em Passo Fundo.

 

Assessoria de Comunicação da Arquidiocese de Passo Fundo

imprensa@arquidiocesedepassofundo.com.br

Texto: Vanessa Lazzaretti | PASCOM

 


Indique a um amigo
 
CONTATO
Cúria Metropolitana
Rua Coronel Chicuta, 436 - 4º Andar | Edifício Nossa Senhora Aparecida - Centro - 99010-051 | Passo Fundo/RS
(54) 3045-9240

Centro de Pastoral
Rua Coronel Chicuta, 436 - 2º Andar | Edifício Nossa Senhora Aparecida - Centro - 99010-051 | Passo Fundo/RS
(54) 3045-9204
 
 
 

Copyright @ 2019 - Arquidiocese de Passo Fundo. Todos os direitos reservados.