Arquidiocese de Passo Fundo
 
 
Arquidiocese
 
13.Mar - Candidatos ao Diaconato Permanente recebem o Ministério do Leitor
Aumentar Fonte +
Diminuir Fonte -
Candidatos ao Diaconato Permanente recebem o Ministério do Leitor

Candidatos ao Diaconato Permanente das cidades de Passo Fundo, Casca, Serafina Corrêa, Guaporé, Carazinho, Tapejara e Tapera estão recebendo, desde o início de março, a Instituição do Ministério do Leitor – passo importante no processo de formação do Diácono Permanente. As celebrações, presididas por dom Rodolfo Luís Weber, arcebispo de Passo Fundo, iniciaram no dia 1º e seguem até maio.

 

Na noite desta sexta-feira, a paróquia Nossa Senhora de Fátima, em Carazinho, acolhe a celebração de Instituição do Ministério para o candidato José Martins da Silva. Amanhã, sábado, 14, é a vez dos candidatos Ari Augusto Cortez e Dejair Varela, de Casca. No dia 17, Claudomiro Jesus da Silva recebe na paróquia São Vicente de Paulo, em Passo Fundo. Depois, em maio, encerrando as celebrações, Júlio Cesar de Ávila vai receber o ministério na paróquia Nossa Senhora do Rosário de Pompeia, em Tapera. Os candidatos de Guaporé, Serafina Corrêa e Tapejara já vivenciaram o rito. Ao todo, 11 candidatos serão instituídos com o ministério.


Ministério do Leitor
Os estudantes da Escola Diaconal, depois de passar pela fase do discernimento, celebram a Instituição do Ministério de Leitor que os possibilita de ler a Palavra de Deus nas assembleias litúrgicas. É função do Leitor, também, recitar o salmo entre as leituras, apresentar as intenções da oração universal dos fiéis, dirigir o canto, bem como instruir os fiéis para a recepção digna dos sacramentos. Poderá, além disto, à medida que for necessário, ocupar-se da preparação de outros fiéis que sejam encarregados temporariamente da leitura da Sagrada Escritura nos atos sagrados.

 

Os próximos passos envolvem o ministério de Acólito e, por fim, o ministério do Diaconato Permanente. O Diácono Permanente recebe o Sacramento da Ordem e, por isso, faz parte do Clero da Igreja.

 

Conheça os Candidatos
Antonio Colle | Sagrado Coração de Jesus – Passo Fundo
Ari Augusto Cortez | São Luiz – Casca
Claudomiro Jesus da Silva | São Vicente de Paulo – Passo Fundo
Dejair Varela | São Luiz – Casca
Gilberto Chiarello | Nossa Senhora do – Serafina Correa
Itamar da Rosa Vidal | Nossa Senhora da Saúde – Tapejara
José Martins da Silva | Nossa Senhora de Fátima – Carazinho
Júlio Cesar de Ávila | Nossa Senhora do Rosário de Pompeia – Tapera
Silvio Antônio Bedin | Santo Antônio – Guaporé
Tarso Apolônio Zeni | Santo Antônio – Guaporé
Valter Rosseto | Nossa Senhora do Rosário – Serafina Corrêa

 

Você conhece a Escola Diaconal?
Construído de forma coletiva desde 2014, o projeto da Escola Diaconal teve início, de fato, ao fim de 2016 e envolve a Arquidiocese de Passo Fundo, a Diocese de Erexim e a Itepa Faculdades em uma proposta que busca a formação de diáconos permanentes a partir das orientações do Magistério da Igreja. A Escola Diaconal funciona no Seminário Nossa Senhora de Fátima, em Erechim, é assessorada pela Itepa Faculdades e é uma resposta às necessidades das Igrejas Particulares da Província Eclesiástica de Passo Fundo.

 

Ao todo, a formação dos diáconos permanentes está sendo realizada em 912 horas divididas em duas dimensões fundamentais: a intelectual e a humano-espiritual. No que diz respeito à dimensão intelectual, os conteúdos são trabalhados em 3 anos, aglutinados em três eixos centrais: fundamentação bíblica (Sagrada Escritura); fundamentação histórico-teológica (Igreja) e fundamentação pastoral (Missão). Junto com o conteúdo, é trabalhada transversalmente a dimensão humano-espiritual, na reflexão de alguns temas específicos, na convivência cotidiana do grupo, na participação de cada um na caminhada do curso, nos momentos orantes e celebrativos, nos retiros concluintes de cada ano do curso.

 

Sammara Garbelotto
Assessoria de Comunicação da Arquidiocese de Passo Fundo
imprensa@arquidiocesedepassofundo.com.br


Indique a um amigo
 
CONTATO
Cúria Metropolitana
Rua Coronel Chicuta, 436 - 4º Andar | Edifício Nossa Senhora Aparecida - Centro - 99010-051 | Passo Fundo/RS
(54) 3045-9240

Centro de Pastoral
Rua Coronel Chicuta, 436 - 2º Andar | Edifício Nossa Senhora Aparecida - Centro - 99010-051 | Passo Fundo/RS
(54) 3045-9204
 
 
 

Copyright @ 2020 - Arquidiocese de Passo Fundo. Todos os direitos reservados.