Arquidiocese

26.Fev - Campanha da Fraternidade é lançada na Arquidiocese
Campanha da Fraternidade é lançada na Arquidiocese

“Fraternidade e Vida: dom e compromisso” é o tema escolhido para a Campanha da Fraternidade de 2020. Realizada todos os anos pela Igreja Católica no Brasil durante o período da Quaresma, a campanha é coordenada pela CNBB e tem como principal objetivo despertar a solidariedade de todos os seus fiéis e também da sociedade brasileira. Na Arquidiocese de Passo Fundo, a Campanha foi lançada na manhã desta quarta-feira, 26, através de uma coletiva de imprensa que apresentou o tema escolhido e, também, o lema – “Viu, sentiu compaixão e cuidou dele” (Lc 10, 33-34) – que é, na prática, um convite para olhar para a dimensão do cuidado com a vida e, ainda, para a construção do bem comum.

Dom e compromisso
A proposta é estimular um pensamento voltado para a dimensão do cuidado entre as pessoas - seja nas relações de amizade, nas comunidades, nas famílias ou em quaisquer outros ambientes. Assim, todo o material apresentado pela CF busca apresentar o sentido da vida que é proposto por Jesus Cristo e, a partir dele, propor atitudes de compaixão, ternura e cuidado em todas as relações humanas. Outros aspectos trazidos pelo tema são a promoção da vida - desde a fecundação até o seu fim natural -, o cuidado com a natureza, o cuidado com os jovens e com as famílias.

Olhar para o outro
Para dom Rodolfo Luís Weber, arcebispo de Passo Fundo, o tema é um grande desafio e uma oportunidade de descartar a indiferença - que é tão presente no mundo. “A vida é o dom mais importante que temos. E a dimensão do compromisso mostra o fato de estarmos com os outros - não só no sentido daquilo que recebemos, mas, especialmente, da minha colaboração com os outros.”, complementa.

O arcebispo destaca, também, que o tema é uma forma de fazer com que as pessoas compreendam a sua corresponsabilidade com o mundo. “Não somos apenas receptores. Fazemos parte da construção do mundo”, enfatiza. Ele acrescenta, ainda, que o lema proposto é um convite a olhar para o outro. “A dimensão do ‘ver’, trazida pelo lema, é uma proposta para que entremos no mundo do outro e deixemos que o outro entre no nosso mundo. E ver é o sentido que primeiro nos provoca - antes mesmo de ouvir e sentir. Então essa é uma forma de perceber a presença do outro e, então, definir que olhar quero direcionar ao outro”, completa.

Seminários: colocando a CF em prática
Buscando melhor viver o período quaresmal e para um compromisso maior com o tema proposto pela Campanha, a Arquidiocese de Passo Fundo promove, em fevereiro e março, seminários nas diferentes áreas pastorais que buscam aprofundar a temática. Preparados por uma equipe de assessores, os encontros são uma forma de aproximar a comunidade da temática da Campanha e, ainda, de provocar reflexões e ações possíveis em cada paróquia.

Fundo de Solidariedade
Além de motivar reflexões e formações, a Campanha da Fraternidade gera, ainda, gestos concretos de envolvimento: na Arquidiocese, o Fundo de Solidariedade, que é constituído a partir de parte do recurso arrecadado nas paróquias durante a coleta motivada pela Campanha da Fraternidade, surgiu no ano 2000 e, desde então, apoiou 239 projetos em diferentes áreas e comunidades. Ao todo, foram investidos cerca de R$ 600 mil. Neste ano, a Coleta acontece no dia 05 de abril, durante a Celebração do Domingo de Ramos. O Fundo propõe, ainda, a realização do chamado Gesto Concreto – ações de solidariedade que, inspiradas pela CF, são desenvolvidas em cada área pastoral, a partir da análise da realidade das diferentes regiões da Arquidiocese.

Sammara Garbelotto