Arquidiocese

31.Mar - Atividades seguem suspensas na Arquidiocese de Passo Fundo
Atividades seguem suspensas na Arquidiocese de Passo Fundo

Na manhã desta terça-feira, 31, a Arquidiocese de Passo Fundo encaminhou, através de um ofício assinado pelo arcebispo Dom Rodolfo Luís Weber, novas orientações pastorais a respeito das celebrações e outras atividades diante da realidade da pandemia do Coronavírus.

No ofício, a Arquidiocese opta por manter o distanciamento social, seguindo as orientações da CNBB, e mantém suspensas, por tempo indeterminado, todas as atividades: missas, catequese, reuniões, etc. Também no ofício, Dom Rodolfo orienta os padres, paróquias e comunidades para a vivência da Semana Santa - que inicia no próximo domingo, 05 de abril, com a Celebração do Domingo de Ramos - de acordo com as orientações da Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos que definiu, no último dia 19, diretrizes da celebração do Tríduo Pascal e da Missa Crismal e orientou, de forma geral, para a transmissão das Celebrações pelos meios de comunicação. Leia o comunicado na íntegra:

ORIENTAÇÕES PASTORAIS
Em tempo de COVID -19

A Arquidiocese de Passo Fundo é solidária com todas as medidas preventivas ordenadas pelas autoridades competentes para controlar a disseminação do Coronavírus.

O Decreto Nº 55.150, de 28/03/2020, do governador do Rio Grande do Sul, no art. 1º, na alínea b) proíbe “(...) missas e cultos... com mais de trinta pessoas”. Também devem ser obedecidas as rigorosas normas de higiene. Além disso, tem os decretos municipais.

Diante do Decreto do Poder Executivo Federal N.10.292, que diz que as “atividades religiosas de qualquer natureza”, são essenciais, mas devem “ser obedecidas as determinações do Ministério da Saúde”. O Ministério da Saúde orienta pelo distanciamento social. Este decreto foi suspenso por um juiz federal.

A CNBB orienta em manter suspensas todas as missas e atividades pastorais que envolvam grupos, enfim apoia o distanciamento social.

Por isso, neste tempo de insegurança sanitária e jurídica a Arquidiocese de Passo Fundo opta pelo distanciamento social, conforme as orientações das autoridades sanitárias e da CNBB, e mantém suspensas, por tempo indeterminado, todas as atividades: missas, catequese, reuniões, etc.

ORIENTAÇÕES

a) SEMANA SANTA
1. Seguir as orientações da CONGREGRAÇÃO PARA O CULTO DIVINO E A DISCIPLINA DE SACRAMETNOS, conforme anexo.
2. Ainda recomendamos:
- Formar uma pequena equipe de liturgia para fazer as celebrações previstas.
- Seguir as orientações abaixo que são próprias para a Arquidiocese de Passo Fundo

- Domingo de Ramos
- O padre, de forma privada, celebra a Eucaristia e abençoa os ramos da igreja e estenda a benção aos ramos que estão nas casas dos paroquianos.
- Motivar as pessoas a enfeitarem as casas com ramos verdes, como fez a multidão que acolheu Jesus em Jerusalém.
- Acompanhar a Celebração Eucarística por algum meio virtual.

- Missa do Crisma
Na Arquidiocese será celebrada, no dia previsto, Quinta-feira Santa, às 9h na Catedral. Serão abençoados os Óleos dos catecúmenos e dos enfermos e consagrado o do Óleo do Crisma. Depois poderão ser retirados na Cúria metropolitana. Será transmitida pelas redes sociais.

- Quinta-feira Santa
O lava-pés, já opcional, é omitido. No final da Missa na Ceia do Senhor, a procissão também é omitida e o Santíssimo Sacramento é mantido no tabernáculo. Neste dia, os padres recebem excepcionalmente a faculdade de celebrar a missa, sem a participação popular, em um local adequado.

- Sexta-feira Santa
Na oração universal, os bispos cuidarão de preparar uma intenção especial para aqueles que se encontrarem em situação de perda, de doentes e de falecidos (cf. Missale Romanum). O ato de adoração na cruz através do beijo é limitado apenas ao celebrante.

- Vigília Pascal
Deve ser comemorada exclusivamente em catedrais e igrejas paroquiais. Para a liturgia batismal, permanece mantida apenas a renovação das promessas batismais (cf. Missale Romanum).

- Domingo de Páscoa
Conforme orientação da Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos.

b) COLETAS:
Na Semana Santa estão previstas as coletas para os Lugares Santos e da Campanha da Fraternidade. Como não é possível realizá-las, oportunamente, serão dadas novas as orientações.

Vivemos a quaresma deste ano, ao menos em parte, num caminho de deserto. A segurança das estruturas e da programação rotineira foram abaladas. Estamos fazendo a experiência de ficar, uns dias sem templo, sem assembleia litúrgica.

Aproveitemos este tempo para fazer a experiência para viver a IGREJA NAS CASAS. As Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil 2019-2023 usam a imagem da CASA como referência para falar das comunidades eclesiais missionárias, nas quais partilhamos a Palavra de Deus, o pão, a caridade e a missão.

Como Igreja anunciamos o Cristo ressuscitado! A vida venceu a morte! A luz espantou as trevas! A tristeza cedeu lugar à alegria!

Um Feliz e Abençoada Páscoa.
Passo Fundo, 31 de março de 2020

Dom Rodolfo Luís Weber