Arquidiocese de Passo Fundo
 
 
Arquidiocese
 
12.Dez - Arquidiocese vai reunir padres e lideranças para avaliar ações de 2019
Aumentar Fonte +
Diminuir Fonte -
Arquidiocese vai reunir padres e lideranças para avaliar ações de 2019

Olhar para o 17º Plano Arquidiocesano de Pastoral e perceber os avanços realizados até então e os desafios para os próximos anos é o objetivo da reunião de avaliação que, no próximo sábado, 14 de dezembro, vai envolver os padres, seminaristas, leigos e coordenações das áreas pastorais, movimentos, serviços e pastorais da Arquidiocese de Passo Fundo para momentos de partilha, reflexão e formação a respeito do contexto da Igreja.

 

Em busca de unidade
Elencando as ações positivas e os desafios encontrados na concretização do Plano de Pastoral, a reunião é construída através de um processo participativo. As comunidades e paróquias, através de suas lideranças, realizaram as avaliações das igrejas locais – destacando dificuldades e conquistas. Ainda, a avaliação ocorreu nas Áreas Pastorais que se dedicaram a apontar as ações realizadas através do Plano de Pastoral. Através destes relatórios - apresentados pelas paróquias e áreas pastorais pelos padres e Conselhos Paroquiais de Pastoral - se construiu uma síntese do que foi vivido e das ações que ainda precisam ser encaminhadas.  

 

Os apontamentos gerais desta síntese serão apresentados durante a Avaliação e, depois disso, o padre Rene Zanandrea, professor na Itepa Faculdades e Coordenador de Pastoral da Diocese de Vacaria, ficará responsável por realizar aprofundamentos teológicos pastorais. 

 

Visita ad Limina Apostolorum
Além disso, o arcebispo de Passo Fundo, dom Rodolfo Luís Weber, vai abordar a visita ad Limina Apostolorum – ponto em comum na agenda dos bispos de todo o mundo e que, para a Arquidiocese de Passo Fundo, acontece no próximo ano. O termo -  'ad limina Apostolorum' - significa “no limiar”, “na soleira”, “na entrada”, “nos limites (das basílicas) dos apóstolos (Pedro e Paulo)” e a ação, em si, é uma visita dos bispos diocesanos aos túmulos dos Apóstolos, na Diocese de Roma, feita com periodicidade que, geralmente, é quinquenal, ou seja, realizada, em média, a cada cinco anos. É prevista, inclusive, no Código de Direito Canônico. Além de ser um ato de amor e obediência aos ensinamentos de Jesus Cristo e ao sucessor de Pedro, a visita é, também, a oportunidade de os bispos apresentarem a situação das dioceses e arquidioceses ao Vaticano.

 

Próximo ano
A Avaliação da Arquidiocese é a última atividade a nível arquidiocesano do ano. Depois dela, a Arquidiocese se prepara para, no próximo ano, iniciar a construção e elaboração de um novo Plano de Pastoral que guiará as paróquias e comunidades a partir de sua aprovação. 

 

Sammara Garbelotto
Assessoria de Comunicação da Arquidiocese de Passo Fundo
imprensa@arquidiocesedepassofundo.com.br

Indique a um amigo
 
CONTATO
Cúria Metropolitana
Rua Coronel Chicuta, 436 - 4º Andar | sala 401 Edifício Nossa Senhora Aparecida - Centro - 99010-051 | Passo Fundo/RS
(54) 3045-9240

Centro de Pastoral
Rua Coronel Chicuta, 436 - 4º Andar | sala 410 Edifício Nossa Senhora Aparecida - Centro - 99010-051 | Passo Fundo/RS
(54) 3045-9204
 
 
 

Copyright @ 2024 - Arquidiocese de Passo Fundo. Todos os direitos reservados.