Arquidiocese

01.Ago - Arquidiocese se prepara para vivenciar ordenação presbiteral
Aumentar Fonte +
Diminuir Fonte -
Arquidiocese se prepara para vivenciar ordenação presbiteral

“Buscai primeiro o Reino de Deus e a sua justiça”. O lema, retirado do Evangelho de São Mateus, serve como inspiração de vida e vocação para o diácono Elizeu Lisbôa Moreira que, na sexta-feira, dia 09 de agosto, será ordenado padre na paróquia Santa Terezinha, em Ciríaco – sua cidade natal. A ordenação acontece às 18h e será presidida pelo arcebispo metropolitano, dom Rodolfo Weber.

Vocação que se concretiza na missão
Desde pequeno, Elizeu acompanhou os pais e os irmãos nos cultos da Igreja Evangélica e foi ali, lendo e comentando a Bíblia com a família, que conheceu a Palavra de Deus. Apesar de estarem ligados à Igreja Evangélica, seus pais sempre cultivaram um bom diálogo no que diz respeito à religião. “Eu ficava curioso ao ouvir meu pai contar histórias dos padres que percorriam grandes distâncias a cavalo para chegar até onde morávamos”, relembra. Aos poucos, a vocação foi surgindo e o conhecimento a respeito da Igreja Católica fez o jovem encontrar no Seminário a resposta para o chamado que sentia em seu coração. Agora, depois da dedicação à formação e da vivência junto às comunidades enquanto diácono, Elizeu se prepara para reafirmar a resposta dada ao chamado divino.

Experiência de amor e entrega
Como indica o lema escolhido, a experiência vocacional do jovem sempre foi guiada pela busca constante daquilo que vem do alto. “É preciso lembrar que a vocação é a resposta do Deus providente à uma comunidade que reza, que fala e convida a seguir Jesus”, inicia o jovem que, antes da ordenação, vivencia a Semana Vocacional – iniciativa que coloca o diácono em contato com as comunidades com o objetivo de motivar as vocações e, também, de preparar o jovem para a missão que se aproxima.

Para Elizeu, esta semana é um momento importante de encontro e motivação. “A semana vocacional é um tempo de graça em que como vocacionado se tem a oportunidade de, juntamente com a equipe vocacional visitar as comunidades da paróquia de origem. É um momento forte para motivar não só a vocação de presbítero ou a vida religiosa, mas todas as vocações que fazem parte da comunidade”, complementa.

Expectativa
O novo sim que será dado por Elizeu será a continuidade de uma caminhada que vem sendo construída ao lado de cada comunidade. Voltar à paróquia de origem é, para o jovem, a oportunidade de agradecer as vivências que teve. A paróquia Santa Terezinha em Ciríaco tem esperado com expectativa a ordenação presbiteral. Todo vocacionado é chamado de uma comunidade e para ela retorna. Que possamos abrir sempre mais nossas vidas ao Espírito Santo para em buscar em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça (Mt 6,33)”, conclui.

Sammara Garbelotto

Indique a um amigo

Copyright @ 2019 - Arquidiocese de Passo Fundo. Todos os direitos reservados.