Arquidiocese de Passo Fundo
 
 
Arquidiocese
 
09.Jun - Arquidiocese celebra o Corpo e Sangue de Cristo
Aumentar Fonte +
Diminuir Fonte -
Arquidiocese celebra o Corpo e Sangue de Cristo

Os olhares de toda a Igreja Católica se voltam, nesta quinta-feira, 11, para a Solenidade do Corpo e Sangue de Cristo, popularmente conhecida como Corpus Christi. A celebração, que enfatiza a presença real de Jesus Cristo no Sacramento da Eucaristia, envolve as paróquias da Arquidiocese de Passo Fundo com o objetivo de recordar o ato de doação e entrega de Cristo. Na Catedral Nossa Senhora Aparecida, em Passo Fundo, a missa acontecerá em três horários: 09h, 10h30 e 18h.

 

Orientações
Este ano, considerando o Sistema de Distanciamento Controlado para prevenção e enfrentamento do novo coronavírus (COVID-19), em vigor no Estado do Rio Grande do Sul, e, também, as orientações já enfatizadas pela Arquidiocese, as celebrações poderão acontecer nas cidades com bandeiras amarela e laranja com a participação de até 25% da lotação da igreja, desde que observando as orientações quanto ao distanciamento, ao uso de máscara e à higienização. Além disso, outra medida orientada pela Arquidiocese, em uma nota emitida nesta semana, é de evitar as tradicionais procissões ou movimentações que possam causar aglomeração. Além disso, a Arquidiocese orienta, ainda, que as paróquias possam realizar a celebração da missa em diferentes horários durante o dia, proporcionando, assim, uma maior participação dos fiéis. Por fim, a nota ainda sugere que, nos lugares em que for conveniente e em horários alternativos às missas, seja realizada a Exposição do Santíssimo Sacramento para a Adoração pessoal e silenciosa por um tempo determinado. 

 

Significado
A expressão Corpus Christi vem do latim e significa Corpo de Cristo. Durante a última ceia Jesus pediu que celebrassem Sua lembrança comendo o pão e bebendo o vinho que se transformariam em seu Corpo e Sangue. "O que come a minha carne e bebe o meu sangue, tem a vida eterna e, eu o ressuscitarei no último dia. Porque a minha carne é verdadeiramente comida e o meu sangue é verdadeiramente bebida. O que come a minha carne e bebe o meu sangue permanece em mim e eu nele. O que come deste pão viverá eternamente".

 

Sammara Garbelotto
Assessoria de Comunicação da Arquidiocese de Passo Fundo
imprensa@arquidiocesedepassofundo.com.br


Indique a um amigo
 
CONTATO
Cúria Metropolitana
Rua Coronel Chicuta, 436 - 4º Andar | sala 401 Edifício Nossa Senhora Aparecida - Centro - 99010-051 | Passo Fundo/RS
(54) 3045-9240

Centro de Pastoral
Rua Coronel Chicuta, 436 - 4º Andar | sala 410 Edifício Nossa Senhora Aparecida - Centro - 99010-051 | Passo Fundo/RS
(54) 3045-9204
 
 
 

Copyright @ 2024 - Arquidiocese de Passo Fundo. Todos os direitos reservados.