Arquidiocese de Passo Fundo
 
 
Arquidiocese
 
09.Mar - Apostolado da Oração: VI Congresso vai abordar a temática da violência
Aumentar Fonte +
Diminuir Fonte -
Apostolado da Oração: VI Congresso vai abordar a temática da violência

“Com o Coração de Jesus superamos a violência” é o tema do VI Congresso do Apostolado a Oração da Arquidiocese de Passo Fundo. O encontro, que acontece no dia 11 de março, terá como pregador o padre Sereno Boesing, SJ – coordenador do Apostolado da Oração e do Movimento Eucarístico Jovem da Região Sul.

 

Protagonismo do Apostolado da Oração

Desde 2017, o Apostolado da Oração, na Arquidiocese de Passo Fundo, vem se reestruturando a partir da direção espiritual do padre Oswaldo Baptista Ferreira Junior, pároco em Tapera. Junto a ele, a nova diretoria do movimento – que é composta por membros de todas as áreas pastorais: Nelsi Margarida Kaiper, na presidência, é da área de Tapera; Elza Zilhotto Romano, vice-presidente, da área de Guaporé; Odete Civardi, secretária, da área de Sarandi e Leivaci Savariz, na tesouraria, é da área de Passo Fundo – trabalha para que o Apostolado se fortaleça e se constitua como espaço de espiritualidade e formação. O VI Congresso vem, justamente, ao encontro dessa ideia: a iniciativa, que não acontecia há três anos na Arquidiocese, busca, além de reunir os integrantes, proporcionar um momento de reflexão, aprofundamento e encontro pessoal com Cristo.

 

A busca pela não-violência

O Congresso surge, justamente, da necessidade de o movimento estimular a formação. O tema, que vai ao encontro do que é proposto pela Campanha da Fraternidade de 2018, é a oportunidade de compreender como colaborar para a construção de uma sociedade menos violenta. “Queremos, enquanto movimento, saber até onde podemos contribuir para a não-violência, para a paz, para sermos, de fato, agentes da paz”, inicia o padre Oswaldo. “E queremos abordar aquela violência que acontece em nossa sociedade, seja ela familiar, moral, doméstica. Queremos chamar a atenção, através do Coração e Jesus, para que se tenha mais sensibilidade”, complementa.

 

Compaixão

O padre acrescenta, ainda, que a compaixão é essencial nesse processo. “Hoje em dia, não se tem mais compaixão pelo outro. A violência virou algo comum. Violência doméstica é comum, assassinato é natural. Vemos a violência de forma tranquila e natural. “O Congresso quer lembrar que qualquer tipo de violência, por mais simples e ‘pequena’ que pareça, não pode ser aceita. E falamos, inclusive, da omissão que temos diante da violência, diante do descaso, diante da situação política. Isso também é uma forma de violência com a dignidade”, enfatiza. “Por isso, queremos ter o olhar de Cristo, para tentarmos mudar a nossa consciência e compreender o nosso papel na contrução da paz”, conclui.

 

Cronograma

Além da pregação com o padre Severino, o Congresso – que vai iniciar às 9h – vai apresentar, também, momentos de espiritualidade, um breve histórico da caminhada do Apostolado da Oração no mundo e na Arquidiocese, oração do terço, adoração ao Santíssimo e, por fim, uma missa que será presidida pelo arcebispo metropolitano, dom Rodolfo Weber. Todas as áreas são chamadas a se envolver e, para participar, basta entrar em contato com o grupo do Apostolado na paróquia e se organizar junto às delegações paroquiais. O almoço será partilhado e a bebida será vendida no local.

 

Sammara Garbelotto

Assessoria de Comunicação da Arquidiocese de Passo Fundo

imprensa@arquidiocesedepassofundo.com.br

 


Indique a um amigo
 
CONTATO
Cúria Metropolitana
Rua Coronel Chicuta, 436 - 4º Andar | Edifício Nossa Senhora Aparecida - Centro - 99010-051 | Passo Fundo/RS
(54) 3045-9240

Centro de Pastoral
Rua Coronel Chicuta, 436 - 2º Andar | Edifício Nossa Senhora Aparecida - Centro - 99010-051 | Passo Fundo/RS
(54) 3045-9204
 
 
 

Copyright @ 2019 - Arquidiocese de Passo Fundo. Todos os direitos reservados.