Arquidiocese de Passo Fundo
 
 
Arquidiocese
 
28.Fev - Abertura do Ano Catequético acontece na Catedral
Aumentar Fonte +
Diminuir Fonte -
Abertura do Ano Catequético acontece na Catedral

Celebração envolverá, neste domingo, 4, as catequistas de toda a Arquidiocese

 

Responsáveis por orientar, aconselhar, ensinar e acompanhar crianças e adolescentes no caminho de encontro com Deus, os catequistas são figuras essenciais no fortalecimento da fé católica. Na Arquidiocese de Passo Fundo, os cerca de 2000 catequistas que trabalham nas 53 paróquias, se preparam para iniciar mais um ano de entrega à missão recebida: no domingo, 04, na Catedral Metropolitana de Passo Fundo, dom Rodolfo Weber, arcebispo, presidirá a celebração de abertura do Ano Catequético na Arquidiocese. A missa, que é aberta à comunidade, tem início às 15h.

 

Prioridade: Iniciação à Vida Cristã

Durante a celebração, a comunidade poderá entrar em contato com a Iniciação à Vida Cristã - prioridade assumida pela Igreja de uma forma geral – processo que é fortemente vinculado à catequese e que compreende o crescimento na fé de forma gradual e permanente. “A Iniciação Cristã transforma a fé inicial em uma fé progressivamente adulta, cada vez mais convicta e comprometida”, explica Mirte Santina, coordenadora arquidiocesana de catequese. “Neste processo se fortalece o encontro pessoal com Jesus e com o Evangelho. A nossa Igreja Arquidiocesana está vivendo este processo e, por isso, a catequese também faz essa caminhada”, complementa.

 

E é justamente buscando evidenciar esse processo de Iniciação à Vida Cristã, que será celebrada a abertura do Ano Catequético. “Com alegria iniciamos um novo ano catequético. Queremos tornar célebre este momento, este novo início, celebrando o Mistério Pascal de Cristo em comunhão, em unidade com toda a Arquidiocese. Com esta celebração vamos acolher o mandato de Cristo e da sua Igreja, para a missão de catequizar, de anunciar e tornar conhecido o nome de Jesus e seu Evangelho, através do processo de Iniciação à Vida Cristã. Da celebração partimos para a missão”, enfatiza Mirte que explica, ainda, que tanto a celebração quanto o próprio trabalho realizado durante o ano estará em sintonia com o Ano do Laicato que tem como tema “Sal da Terra e Luz do Mundo” (Mt 5,13-14) e está sendo vivenciado pela Igreja até novembro deste ano.

 

Testemunho

Depois da celebração eucarística, os catequistas vão participar de um momento de espiritualidade e motivação com a orientação da Irmã  Edir Freitas. Ela, que vai dar o seu testemunho de vivência na caminhada catequética, atuou com dom Rodolfo em Cristalândia, e vem realizando um intenso processo de Iniciação à Vida Cristã. Ainda, a Irmã Edir vai orientar as catequistas  em momentos de formação nos dias 02 e 05 de março.

 

Sammara Garbelotto

Assessoria de Comunicação da Arquidiocese de Passo Fundo

imprensa@arquidiocesedepassofundo.com.br

 


Indique a um amigo
 
CONTATO
Cúria Metropolitana
Rua Coronel Chicuta, 436 - 4º Andar | Edifício Nossa Senhora Aparecida - Centro - 99010-051 | Passo Fundo/RS
(54) 3045-9240

Centro de Pastoral
Rua Coronel Chicuta, 436 - 2º Andar | Edifício Nossa Senhora Aparecida - Centro - 99010-051 | Passo Fundo/RS
(54) 3045-9204
 
 
 

Copyright @ 2019 - Arquidiocese de Passo Fundo. Todos os direitos reservados.