Arquidiocese de Passo Fundo
 
 
Arquidiocese
 
21.Ago - 22º Encontro de Casais de Núcleo: MCJ vai reunir 456 famílias em Passo Fundo
Aumentar Fonte +
Diminuir Fonte -
22º Encontro de Casais de Núcleo: MCJ vai reunir 456 famílias em Passo Fundo

 

“A maior vitória que podemos conquistar é ser família do céu aqui na Terra”. A frase, que é um trecho da música Família do Céu, da cantora gospel Luciana Antunes, é um dos propósitos norteadores do Movimento de Casais Jovens (MCJ) que, na Arquidiocese de Passo Fundo já atua há 16 anos e reúne as famílias em momentos de espiritualidade, formação e partilha. Um desses momentos vai acontecer no próximo domingo, 25, através do 22º Encontro de Casais de Núcleo: promovido anualmente pela coordenação regional do MCJ, o ECN vai reunir 456 famílias no Auditório do Colégio Notre Dame, em Passo Fundo. Ao todo 1.300 pessoas – vindas do Rio Grande do Sul, Espírito Santo e Curitiba – serão envolvidas no encontro.

 

Ser família do céu na Terra
A cada ano, o ECN acontece em cidades diferentes e promove o encontro dos núcleos onde atua o movimento. O objetivo se concentra na partilha de experiências, no fortalecimento dos laços e, também, na reflexão sobre a família. “O diferencial do MCJ é trabalhar com as famílias – casais e filhos. É uma função muito maior, mas é justamente nesta ‘mão de obra’ que entendemos o trabalhar de Deus e percebemos, aí, a evangelização acontecendo”, explica Emerson Ferrão que está, junto com a esposa Agnes Ferrão, e o casal Cassio e Desire Moreira, à frente da coordenação do ECN. Com o tema “Em tudo dai graças”, o encontro vai receber a cantora e palestrante Luciana Antunes para três momentos de conversa durante o dia que irão refletir, especialmente, a frase bastante conhecida no movimento – “ser família do céu aqui na Terra” - e a importância da gratidão.

 

Testemunhos de vida
Além da cantora, diferentes testemunhos de vida também complementam a programação. “O nosso foco é nas palestras e nos testemunhos. Queremos tocar o coração de quem participa e queremos um encontro focado na vivência familiar, na espiritualidade. Sabemos o quanto este movimento transforma as famílias, traz mais espiritualidade e nos permite viver melhor”, avalia Emerson. “Queremos proporcionar um encontro de maior proximidade com Deus e que seja glorioso”, conclui.

 

Celebração e espiritualidade
A espiritualidade também estará presente no encontro através de diferentes momentos de oração e da Celebração Eucarística. Presidida por dom Rodolfo Luís Weber, arcebispo de Passo Fundo, a missa acontece às 9h30. Para o arcebispo, encontros como este ajudam a pensar a família e a sua importância para a sociedade. “O papa Francisco já nos fala sobre a preocupação com a família no documento Amoris Laetitia. A família como instituição natural tem sua marca e, para a Igreja, tem um sentido ainda maior porque Cristo deu a dimensão de sacramento, de sinal do amor de Deus no mundo. É, portanto, um primeiro santuário de vida”, inicia. “Todos sabem que grande parte do equilíbrio emocional de uma pessoa tem forte influência do ambiente familiar em que ela vive. Então, mesmo que tiremos qualquer dimensão religiosa, a família é um bem para pessoa e para a sociedade”, completa.

 

Para dom Rodolfo, os movimentos familiares estão diretamente ligados ao cuidado com a família. “Na sociedade que vivemos – que tem forte interferência no núcleo familiar, onde todos dizem o que fazer e como fazer -, é essencial que as famílias se reúnam para fortalecer, clarear e aprofundar a própria missão”, coloca e acrescenta, ainda, que o Encontro de Casais de Núcleo se torna um espaço privilegiado para pensar sobre as vivências familiares. “Um encontro como o ECN também tem a possibilidade de reforçar a família: que ela possa fazer o discernimento e ter o seu rumo, a sua marca e a sua autonomia para poder responder ao que vem de pressão de fora e, assim, construir o seu lar”, conclui.

 

SERVIÇO
Encontro de Casais de Núcleo – MCJ
25 de agosto | 8h30
Auditório do Colégio Notre Dame
Celebração Eucarística: 9h30


Sammara Garbelotto
Assessoria de Comunicação da Arquidiocese de Passo Fundo
imprensa@arquidiocesedepassofundo.com.br


 


Indique a um amigo
 
CONTATO
Cúria Metropolitana
Rua Coronel Chicuta, 436 - 4º Andar | Edifício Nossa Senhora Aparecida - Centro - 99010-051 | Passo Fundo/RS
(54) 3045-9240

Centro de Pastoral
Rua Coronel Chicuta, 436 - 2º Andar | Edifício Nossa Senhora Aparecida - Centro - 99010-051 | Passo Fundo/RS
(54) 3045-9204
 
 
 

Copyright @ 2019 - Arquidiocese de Passo Fundo. Todos os direitos reservados.