Arquidiocese de Passo Fundo
 
 
Arquidiocese
 
28.Set - 17º Plano de Pastoral: documento é revalidado na Arquidiocese
Aumentar Fonte +
Diminuir Fonte -
17º Plano de Pastoral: documento é revalidado na Arquidiocese

Com o entendimento de que a evangelização é a concretização da ação de Deus na vida do homem, o 17º Plano de Evangelização é um instrumento que busca evangelizar a vida da Arquidiocese. Construído de forma coletiva, entre dezembro de 2015 e maio de 2016 - quando foi aprovado, durante o Conselho Arquidiocesano de Pastoral - o Plano teria validade até 2019. Em 2020, um novo documento seria elaborado a partir da escuta das comunidades. No entanto, em função da pandemia do Coronavírus e do distanciamento social, essa ação foi impossibilitada e o 17º Plano foi revalidado até que as orientações dos órgãos sanitários permitam que se realize reuniões e assembleias.

 

Apesar da necessidade de renovação, o 17º Plano de Pastoral segue de acordo com as Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora no Brasil e, principalmente, com a realidade da Arquidiocese de Passo Fundo. O arcebispo Dom Rodolfo Luís Weber destaca que cada plano deve estar alinhado com as orientações da Igreja Universal e, a partir delas, com o cenário local. “O plano de pastoral de uma diocese deve acolher as grandes inspirações da Igreja universal e, também, da Igreja em nível nacional. Cada país tem a autonomia de, olhando o seu contexto concreto, formar diretrizes que devem ser seguidas”, inicia. “Os planos devem ser realizados em nível local - diocesano e, de forma mais concreta, em nível paroquial”, complementa. 

 

Dom Rodolfo explica que, para a construção de um novo plano, é necessário ouvir os desejos e demandas das comunidades - ação que não é possível neste momento. “Em nível diocesano não é possível fazer um novo plano nesse cenário de distanciamento socuial. Somente se faz um plano com a escuta das pessoas, envolvendo elas e ouvindo as suas demandas. Um plano indica o que se quer, como se vai fazer, quando se vai fazer, quem são os encarregados. E, por isso, é preciso ouvir as comunidades, fazer assembleias e fazer escolhas junto com as pessoas. Portanto, não temos condições de fazer assembleias nesse momento. Diante disso, só temos uma opção: o plano atual continua valendo, prolonga-se a sua validade e, quando tivermos condições de escutar as pessoas, fazer reuniões e assembleias, daremos início a elaboração de um novo plano”, coloca. “O nosso plano continua de acordo com a Igreja e, principalmente, coincide com a realidade da Arquidiocese.”, conclui. 

 

Sobre o Plano
O 17º Plano de Pastoral, que segue em vigor, está fundamentado a partir de cinco linhas de ação: Conversão Pastoral em vista de uma Igreja em Saída; Iniciação à Vida Cristã; Discipulado Missionário centrado na Palavra de Deus; Revitalização das pequenas comunidades; e Igreja Profética e Misericordiosa a Serviço da Vida.

 

Sammara Garbelotto
Assessoria de Comunicação da Arquidiocese de Passo Fundo

imprensa@arquidiocesedepassofundo.com.br


Indique a um amigo
 
CONTATO
Cúria Metropolitana
Rua Coronel Chicuta, 436 - 4º Andar | sala 401 Edifício Nossa Senhora Aparecida - Centro - 99010-051 | Passo Fundo/RS
(54) 3045-9240

Centro de Pastoral
Rua Coronel Chicuta, 436 - 4º Andar | sala 410 Edifício Nossa Senhora Aparecida - Centro - 99010-051 | Passo Fundo/RS
(54) 3045-9204
 
 
 

Copyright @ 2024 - Arquidiocese de Passo Fundo. Todos os direitos reservados.