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10.Jan - O dom do Batismo
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O dom do Batismo

Com a festa do Batismo do Senhor, celebrada neste domingo, a Igreja conclui o Tempo Litúrgico do Natal. Jesus vai ao encontro de João Batista para ser batizado e este protesta, pois, seu batismo era um rito penitencial, um convite à humildade diante de Deus para um novo início de vida. Isto Jesus Cristo não precisava, mas mesmo assim quis que João o batizasse. A vida e toda ação de Jesus foi uma imersão na realidade de pecadores para fazer as pessoas participarem da vida divina.


É uma tradição na Igreja que na missa, deste domingo, o papa administre o Sacramento do Batismo na Capela Sistina. Também é um dia favorável para agradecer o batismo recebido e refletir sobre o mistério da vida, em duplo sentido: a vida humana e a vida divina.


Em primeiro lugar, no batismo se faz uma exaltação à vida humana. A vida é o primeiro dom de um valor incomparável e que possibilita inúmeras realizações. O batizando é fruto da capacidade geradora de vida dos pais, tanto na dimensão biológica quanto no cuidado materno e paterno. Esta vida é fruto do amor dos pais que lhes traz alegria que se estende aos padrinhos, familiares e amigos.


Depois, no batismo temos o Mistério da Vida Divina mediante o renascimento da água e do Espírito Santo. Deus é vida e quer conceder a sua vida às suas criaturas. A vida convive com seu oposto que é a realidade da morte. No batismo o ser humano recebe vida nova, a vida da Graça, que o torna capaz de entrar em relação pessoal com criador, e isto para toda eternidade. Os batizados são inseridos na Igreja tirando-os do isolamento e se tornam membros do Corpo de Cristo.


O significado espiritual do batismo fica visível através da preciosa mediação dos símbolos e ritos. Podemos dizer que a liturgia batismal começa com o tato. Inicialmente acontece a assinalação do batizando com o sinal da cruz na fronte realizada pelo ministro, pais, padrinhos e membros da comunidade. Um sinal que expressa acolhida e identificação, sendo que a cruz estará presente no cotidiano deste novo cristão.


O segundo contato com o tato é feito através do óleo do batismo e do crisma. A unção com o óleo batismal realizada no peito simboliza a força de Cristo, o ungido de Deus, para a vivência cotidiana. E a unção com o óleo do crisma na fronte remete para a missão do batizado no mundo. Como este óleo é perfumado, estimula também o olfato, indicando como é agradável ser cristão.


O terceiro contato é através da água batismal, o rito central. O contato com a água provoca diferentes reações, conforme a sua temperatura e a clima do momento. Ressaltemos as reações mais agradáveis que envolvem todo corpo. Esta imagem indica para o sentido espiritual do imergir em Cristo e Nele renascer.


Somam-se a estes toques no corpo do batizando, as palavras, os movimentos, as músicas, as vestes, a vela. Uma multiplicidade de linguagens é usada no batizado para dizer somente uma coisa, o dom do batismo que se realiza na forma de uma livre adesão ao mistério da graça. Todo cuidado que os pais dispensam no cuidado para o desenvolvimento integral do filho, no cuidado e proteção da vida humana, este mesmo cuidado deve ser dispensado para o desenvolvimento espiritual e no desenvolvimento das virtudes cristãs.


Dom Rodolfo Luís Weber

Dom Rodolfo Luís Weber

O arcebispo metropolitano de Passo Fundo, dom Rodolfo Luís Weber, escreve semanalmente artigos de opinião sobre temas diversos e latentes em nossa sociedade.

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