FORMAÇÕES
17.Jan - 70 anos da Catedral
70 anos da Catedral

No dia 20 de janeiro de 1950 foi criada a Paróquia Nossa Senhora Aparecida. No ano seguinte, em 22 de julho de 1951 foi instalada a Diocese de Passo Fundo e a igreja Nossa Senhora Aparecida tornou-se a Catedral da nova diocese. A partir desta data, a história da Paróquia da Catedral passa a confundir-se com a história da diocese. O que é uma Catedral?

O cerimonial dos Bispos define assim a igreja catedral: “É aquela em que está a cátedra do Bispo, sinal do magistério e do poder do pastor da Igreja particular, bem como sinal da unidade dos crentes naquela fé que o Bispo anuncia como pastor do rebanho. (...) Depois, deve considerar-se como imagem figurativa da Igreja visível de Cristo (...). Neste sentido, a igreja catedral deve ser considerada como o centro da vida litúrgica da diocese”.

A palavra catedral deriva da palavra latina cathedra, isto é cadeira. Neste sentido a catedral é a sede, o centro da diocese a partir do qual o bispo exerce seu ministério. O primeiro ministério do bispo é o magistério, é a pregação da Palavra de Deus. Recorda o que Jesus Cristo fazia prioritariamente que era de ensinar. As pessoas aderem a Jesus Cristo, são despertadas e amadurecidas na fé e depois se vinculam à Igreja porque foram ensinadas. Uma fé autêntica fundamenta-se no uso da razão e na compreensão do que se crê. Diante desta responsabilidade que o bispo tem de ensinar, explicar e aprofundar a fé existe uma tradição antiga na Igreja que só o bispo pode sentar-se na cátedra da catedral. Ficando evidente, deste modo, a missão de presidir a diocese.

A catedral também é o lugar a partir da qual o bispo exerce a missão de santificar o Povo de Deus através das celebrações litúrgicas, especialmente da Sagrada Eucaristia. Numa única celebração eucarística presidida pelo bispo, ao redor do único altar, o bispo, os presbíteros e os fiéis se reúnem para prestar culto e glória a Deus, como também santificarem-se com as graças sacramentais.

Uma liturgia anual que destaca esta dimensão é a Missa Crismal celebrada na quinta-feira santa que é “uma das principais manifestações da plenitude do sacerdócio do Bispo e um sinal da íntima união dos presbíteros com ele. Ao longo desta celebração, juntamente com o óleo dos enfermos e o óleo dos catecúmenos, é consagrado o santo crisma, sinal sacramental de salvação e vida perfeita para todos os que renascem pela água e pelo Espírito Santo”.

A catedral se “constitui de certo modo a Igreja-mãe e o centro de convergência da Igreja particular”. A Arquidiocese de Passo Fundo abrange uma área de 47 municípios, nos quais temos a presença de 53 paróquias e cada uma delas é subdividida em comunidades que somam 865. Para todos os católicos que residem nesta área e nestas paróquias o centro de convergência é a catedral.

A catedral se torna um símbolo visível da unidade da Igreja que é uma das características fundamentais da Igreja Católica. A unidade faz parte da identidade católica e nasce da fé no Deus uno e trino. Portanto, não se trata de uma questão organizativa, mas a organização é decorrente de um fundamento de fé. Numa Igreja com uma grande variedade de dons, carismas e organizações a unidade não acontece automaticamente, mas ela deve ser desejada, estimulada e construída. A catedral é um lugar que convida para a unidade, por isso, os fiéis são convidados a terem uma grande estima e consideração por ela.

Dom Rodolfo Luís Weber

O arcebispo metropolitano de Passo Fundo, dom Rodolfo Luís Weber, escreve semanalmente artigos de opinião sobre temas diversos e latentes em nossa sociedade.