Arquidiocese de Passo Fundo
 
 
FORMAÇÕES
06.Dez - Leitura Orante da Palavra de Deus
Aumentar Fonte +
Diminuir Fonte -
Leitura Orante da Palavra de Deus

 


No processo da Iniciação à Vida Cristã, a Leitura Orante da Palavra de Deus, com seus passos pedagógicos é um recurso muito importante para iniciar novos cristãos e, ao mesmo tempo, manter toda a comunidade no caminho da escuta obediente da Palavra (CNBB, Doc, 107, n.180).


O processo catecumenal supõe uma catequese impregnada e embebida de pensamento, espírito e atitudes bíblicas e evangélicas, mediante um contato assíduo com os próprios textos sagrados (CNBB, Doc, 107, n.179).


Sabemos que a fonte na qual a catequese busca a sua mensagem é a Palavra de Deus. A catequese há de haurir sempre o seu conteúdo na fonte viva da Palavra de Deus, transmitida na Tradição e na Escritura (CT 27).


O Diretório Nacional de Catequese afirma que a leitura das Sagradas Escrituras ajuda a formar comunidade de fé e  alimentar a identidade cristã (DNC, n. 108).


Portanto, a Leitura Orante da Palavra de Deus é uma mística envolvente, garante uma pedagogia interativa, da qual todos podem participar e nela crescer, fortalecendo a formação continuada, a caridade e a formação da consciência crítica.


Como surgiu?
No século XII, o monge Guigo II estava trabalhando no mosteiro com uma escada na mão. Enquanto isso, pedia a Deus que lhe sugerisse um instrumento que o ajudasse a subir até ele. Sobre isso, ele escreveu: “Ocupado em um trabalho manual, comecei a pensar na atividade espiritual do ser humano e se apresentaram improvisadamente à minha reflexão quatro degraus espirituais, ou seja: 1) a leitura; 2) a meditação; 3) a oração; e 4) a contemplação”. Esta é a escada que se eleva da terra ao céu. Alguns chamam esse método de rezar de Lectio divina, isto é, leitura divina. A grande contribuição de Guigo foi a de sistematizar os passos da Lectio Divina. Ele sugere que sejam seguidos quatro passos.


A Leitura Orante fundamenta-se na teologia da Palavra e ajuda o leitor a dialogar com Deus que nos fala na Palavra e na vida. 


Os passos da Leitura Orante
1) Leitura: no primeiro passo, orienta-se para acolher a Bíblia como um tesouro, uma carta de amor de Deus para nós.  É a Palavra fonte de vida e coração pulsante na ação evangelizadora. Esforce-se para captar o sentido do texto do modo mais pleno possível. Nesta etapa se pergunta: O QUE DIZ O TEXTO? Procura-se entrar no mistério do texto, visualizar o cenário, perceber os personagens e o movimento que dá o dinamismo a narrativa.


2) Meditação: o segundo passo dedica-se à meditação e procura responder à pergunta: O QUE O TEXTO ME DIZ? No diálogo com o texto é possível perceber e se indagar sobre o que é que Deus, através deste texto, tem a nos dizer hoje? É muito importante entender o que o texto diz para mim, não somente para os outros. Algumas vezes, as pessoas procuram no texto bíblico lições para ensinar aos outros. Aqui é diferente: o texto fala diretamente com o leitor, seja pessoalmente, seja comunitariamente.


3) Oração: A oração é nossa resposta à Palavra de Deus lida e meditada. Um ouvido atento à Leitura e Meditação agora, numa atitude de louvor e gratidão, o orante devolve a Deus em forma de oração. O QUE O TEXTO ME FAZ DIZER A DEUS?


4) Contemplação: Contemplar a história com a olhar de Deus que nos falou em sua Palavra.  Saborear e agir. EM QUE O TEXTO ME AJUDA A VIVER MELHOR? Contemplar supõe viver de modo diferente. O centro da pessoa está em Jesus Cristo. A pessoa é transformada pela Palavra de Deus, por isso, contempla a presença de Deus em sua vida e adquire um novo olhar sobre a realidade.


 


Padre Adilson Corrêa da Fonseca

Padre Adilson Corrêa da Fonseca

Integrante da Comissão Arquidiocesana da Iniciação à Vida Cristã da Arquidiocese de Porto Alegre

Indique a um amigo
 
CONTATO
Cúria Metropolitana
Rua Coronel Chicuta, 436 - 4º Andar | Edifício Nossa Senhora Aparecida - Centro - 99010-051 | Passo Fundo/RS
(54) 3045-9240

Centro de Pastoral
Rua Coronel Chicuta, 436 - 2º Andar | Edifício Nossa Senhora Aparecida - Centro - 99010-051 | Passo Fundo/RS
(54) 3045-9204
 
 
 

Copyright @ 2020 - Arquidiocese de Passo Fundo. Todos os direitos reservados.