Arquidiocese de Passo Fundo
 
 
FORMAÇÕES
05.Ago - A Mistagogia do espaço litúrgico
Aumentar Fonte +
Diminuir Fonte -
A Mistagogia do espaço litúrgico

Uma ação sagrada como a liturgia precisa de um lugar para acontecer. O espaço celebrativo deve constituir um todo harmônico e participativo (cf. Instrução Geral do Missal Romano, p. 294) e não uma estrutura separada: o presbitério e a comunidade. O primeiro aspecto a ser cuidado são as pessoas. Entretanto, elas necessitam de um lugar que lhes proporcione a comunhão, isto é, um ambiente favorável para o encontro e a celebração.


A Sagrada Liturgia prevê que a comunidade possa participar ativamente do Mistério celebrado. Isto implica em acolher dignamente todos os envolvidos na ação. Nenhum é mais importante do que o outro. Todos têm sua função, que deve ser desempenhada com dignidade, constituindo um todo harmonioso, que conduza à celebração do Mistério Pascal de Cristo.


Vivenciar a mistagogia presente no espaço celebrativo
O espaço tem a função de ajudar a celebrar, penetrando de maneira mais efetiva no Mistério. Essa mistagogia, vontade de Deus de se dar a conhecer, percorre um caminho através de um ambiente digno para que se possa chegar até Ele. Isto ajuda a rezar, pois o espaço celebrativo leva os fiéis a se inserirem na presença de Deus, desafiando-os a uma maior sensibilidade litúrgica.


De acordo com a Sacrosanctum Concilium, n.7: “Cristo sempre está presente com a Igreja, especialmente nas ações litúrgicas”. Assim, o sentido mistagógico do espaço remete do visível ao invisível, do símbolo ao significado. Vivenciar a mistagogia do espaço celebrativo é progredir na comunhão entre Deus e seu povo.


A importância de cada elemento no espaço litúrgico
O Frei Ariovaldo refere que “há que se resgatar o sentido teológico e o valor pedagógico (pastoral) dos elementos fundamentais de um espaço litúrgico para a celebração da missa” (Espaço Litúrgico, 2006, p. 6). Ele cita o altar, a mesa da Palavra, o espaço da assembleia e a cadeira da presidência como lugares por excelência da presença do Senhor Ressuscitado.


É necessário que todas as peças que compõem o espaço litúrgico “tenham uma unidade de estilo entre si; estejam a serviço do bom desenvolvimento da liturgia; assegurem a beleza estética e unidade no interior do espaço da celebração; sejam funcionais; expressem o mistério de Deus, de Cristo e da Igreja” (MACHADO, O espaço da celebração, 2004). Ora, a criatividade destes elementos, reside na simplicidade com que são demonstrados, evitando-se ostentação e o excesso de flores, toalhas, cartazes e outros objetos que desviam a atenção da celebração e tiram a dignidade daquilo que representam.


Para tanto, o espaço sagrado necessita ser cuidado e reverenciado. Nele, todos se enriquecem na presença do Senhor. É necessário fazer a experiência mistagógica do espaço sagrado para poder dimensionar sua importância no conjunto do ato celebrativo de determinado momento.


Cuidados pastorais
A partir do cuidado com as pessoas é preciso zelar pelo espaço celebrativo. O espaço litúrgico é determinado pelo conceito teológico. Isto implica numa boa iniciação à arte litúrgica. Além dos aspectos práticos de manutenção e conservação do patrimônio da comunidade, no devido estudo e assessoria especializada para as reformas e adaptações, no cuidado nas pinturas das paredes considerando até mesmo as cores e tonalidades adequadas.


Para refletir
1) Descreva o espaço celebrativo em sua comunidade.
2) Quais os efeitos que o espaço celebrativo deve produzir na vida dos fiéis?


 


Equipe Arquidiocesana de Liturgia

Equipe Arquidiocesana de Liturgia

A Equipe Arquidiocesana de Liturgia é formada por leigos e padres que, além de organizar as celebrações arquidiocesanas, se responsabilizam pela Coluna Litúrgica - artigo publicado mensalmente no Jornal Presença Arquidiocesana e replicado nesta seção.

Indique a um amigo
 
CONTATO
Cúria Metropolitana
Rua Coronel Chicuta, 436 - 4º Andar | Edifício Nossa Senhora Aparecida - Centro - 99010-051 | Passo Fundo/RS
(54) 3045-9240

Centro de Pastoral
Rua Coronel Chicuta, 436 - 2º Andar | Edifício Nossa Senhora Aparecida - Centro - 99010-051 | Passo Fundo/RS
(54) 3045-9204
 
 
 

Copyright @ 2019 - Arquidiocese de Passo Fundo. Todos os direitos reservados.