Casa de Retiros

Cercada pelo Bosque Lucas Araújo, e com capacidade total para cerca de 200 pessoas, a Casa de Retiros da Arquidiocese de Passo Fundo é um amplo espaço que pode ser utilizado para encontros, retiros, reuniões e outros eventos como palestras, oficinas ou jantares.

Ao todo, são duas alas que comportam dormitórios, banheiros, refeitórios, cozinhas e salas de reuniões. Atualmente a casa tem capacidade total para cerca de 200 pessoas. Na primeira ala, são 120 pessoas, hospedadas em quartos triplos e quádruplos, com banheiro coletivo. Já o prédio inaugurado em 2009 disponibiliza 86 vagas em quartos duplos com banheiro individual. Nesta ala também é possível a realização de festas e eventos, como formaturas, casamentos, bodas, aniversários e outros, já que o refeitório possui capacidade para até 200 pessoas.

Além disso, em 2018 a Arquidiocese de Passo Fundo inaugurou um novo espaço: o Auditório Cristo Mestre, que tem capacidade para 230 pessoas, foi construído a partir de um conceito arquitetônico que prioriza o público e possui um sistema multimídia completo - com som e projeção. Ainda, o espaço tem estacionamento próprio.

• 3 auditórios • diversas salas • 206 vagas em dormitórios • 2 refeitórios • 2 cozinhas • estacionamento próprio

Endereço:
Rua Benedito Pinto, esquina com a Rua Padre Nóbrega, nº 486
Bosque Lucas Araújo | Passo Fundo - RS

(54) 9 9934-9291
casaderetiros@arquidiocesedepassofundo.com.br

Conheça a história do local

A Casa de Retiros foi um sonho do primeiro bispo da então Diocese de Passo Fundo, Dom Cláudio Colling, que conseguiu realizá-lo em 1954. O padre Jacó Stein, o Mons. Paulo Chiaramonte e o Côn. José Gomes compraram a área de terras da família Dinardo e logo deram início às obras e a campanha para conseguirem fundos que custeassem as despesas da construção. O primeiro prédio foi inaugurado no dia 9 de dezembro de 1957, com a presença de autoridades municipais e militares. Dom Cláudio Colling contou com a presença do Cardeal Arcebispo do Rio de Janeiro, sua Eminência Dom Jaime de Barros Câmara, que cortou a fita no ato da inauguração e depois pregou o primeiro retiro do clero diocesano nesta casa.

Ampliação
Após 30 anos da existência da Casa de Retiros, o clero e as lideranças pastorais sentiram a necessidade de melhorar e ampliar as condições das dependências. Por isso, Dom Urbano Allgayer solicitou ao Monsenhor Raimundo Damin, vigário geral e capelão da casa de retiros, que coordenasse e encaminhasse o projeto da ampliação do primeiro anexo que foi construído, então, nos anos de 1983 e 1984, com parte dos recursos da Diocese (na época) e de ajuda da Alemanha.

Nova reforma
Depois de 25 anos, a casa novamente tornou-se insuficiente para a demanda das necessidades, já que contava com muitas solicitações de encontros e hospedagens. Dessa forma, em 2009, Dom Ercílio Simon encarregou o Conselho Econômico da Diocese, coordenado pelo Monsenhor Elido Alcides Guareschi, de realizar uma pesquisa sobre a necessidade e viabilidade da construção de mais um anexo na casa de retiros.  Concretizado novamente com recursos próprios, o segundo anexo da casa de retiros foi inaugurado em 04 de abril de 2012.

Uma nova capela
Junto com a Casa, um espaço celebrativo e voltado para o fortalecimento da espiritualidade – a Capela – ganhou vida e passou a fazer parte da vida comunidade. Em 2019, mais de 60 anos depois, o espaço passou por uma intensa reforma – externa e interna – e ganhou um novo altar. Coordenada pela arquiteta Maria Inês Bolson Lunardini – membro integrante da Equipe de Reflexão do Setor de Espaço Litúrgico da Comissão Episcopal Pastoral para Liturgia da CNBB. Além dos aspectos de limpeza, restauração e pintura, a fiação elétrica foi trocada e realizado, ainda, um trabalho de drenagem no entorno do prédio, buscando controlar a umidade. A iluminação interna foi reformulada, pensando em destacar o altar – centro de qualquer celebração. Por fim, as pinturas artísticas – do sacrário e das paredes – foram realizadas pelo artista Getúlio Carvalho. O mármore branco Moura foi a escolha para o novo altar e ambão.

ENTRE EM CONTATO CONOSCO