Serviço de Animação Vocacional

O Serviço de Animação Vocacional, também chamado de Pastoral Vocacional, tem a missão de despertar, acompanhar e cultivar as vocações - leigas, religiosas e sacerdotais.

Ação Evangelizadora Cada Comunidade Uma Nova Vocação
Buscando formas de promover e estimular o surgimento de vocações, o SAV se compromete com a Ação Evangelizadora Cada Comunidade Uma Nova Vocação que, em sua essência, trabalha a oração e o testemunho como fontes essenciais para o processo vocacional.

Oração pelas vocações
A primeira proposta deste projeto – que teve início no Paraná e, agora, envolve os três estados do Sul do país - visa o resgate da cultura vocacional nas comunidades por meio da oração. Para isso, todos são convidados a motivar a Oração Pelas Vocações ou outra oração na intensão vocacional no início ou término de todos os encontros/reuniões da Igreja. Como por exemplo: assembleias, reuniões de clero, conselhos de pastoral, encontros da catequese, movimentos, organismos, grupos de trabalho… É importante recordar às pessoas a intenção da oração: pelas vocações.

Desde 2018, cada comunidade da Arquidiocese de Passo Fundo está recebendo a capelinha vocacional. As comunidades escolhem o seu animador vocacional para zelar pela capelinha, motivando a oração pelas vocações em todas as celebrações e organizando a estadia da mesma durante uma semana em cada família. O animador vocacional também acompanha e motiva os vocacionados de sua comunidade com a ajuda da equipe de animação vocacional da Arquidiocese.

Testemunho vocacional
O segundo pilar do projeto visa a evangelização através do testemunho de quem vive com alegria a sua vocação. Os jovens precisam ver testemunhos bonitos de pessoas que se dedicam inteiramente ao Senhor com alegria, para que possam se sentir motivados a apostar sua vida nesse mesmo caminho.

Saiba mais:
Serviço de Animação Vocacional