Ação Social

Assistência Social Arquidiocesana Leão XIII

A Assistência Social Arquidiocesana Leão XIII, fundada em 25 de março de 1960, em Passo Fundo, tem como atividade preponderante a assistência social. Prestando serviços sociais à população, a Leão XIII atua de forma descentralizada nos bairros mais vulneráveis do município.

O trabalho da entidade iniciou com a distribuição de alimentos, mas, logo, foram instalados os primeiros cursos profissionalizantes, já que as estatísticas acusavam números preocupantes de crianças e adolescentes nas ruas, em risco social. Assim, a Leão XIII passou a atendê-los em seus bairros de origem criando os núcleos de atendimentos - chamados, hoje, Centros de Juventude.

Estes Centros utilizam projetos vinculados ao Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, direcionados às crianças e adolescentes carentes, de 6 a 15 anos, oportunizando promoção humana e cidadania. No último ano, foram atendidas 973 crianças e suas famílias.

www.leaotreze.com.br

Cáritas

A Cáritas é uma organização da Igreja Católica que atua em nível comunitário, paroquial, (arqui)diocesano, regional, nacional, continental e internacional. Sua principal missão é estar presente na comunidade e buscar respostas às suas necessidades. Hoje, a entidade se encontra em quase 200 países e territórios diferentes. No Brasil está articulada em 12 regionais, através de mais de 180 entidades-membro - Cáritas Diocesanas e Arquidiocesanas.

Na Arquidiocese de Passo Fundo, a Cáritas está organizada através de uma Equipe Executiva Arquidiocesana, Equipes Paroquiais de Cáritas e grupos comunitários. Conta com a participação e apoio de muitos voluntários e voluntárias, e com a colaboração de muitas entidades parceiras.

Toda atuação da Cáritas se dá através de ações solidárias e participativas, onde as pessoas e grupos beneficiados são envolvidos de forma cidadã e provocados a fazer parte na busca de solução para os problemas. A Cáritas tem uma missão universal, mas se organiza de acordo com a realidade específica em cada um dos lugares onde se encontra, para atender as necessidades daquela realidade específica.

Fundação Lucas Araújo

Em 2018, a Fundação Beneficente Lucas Araújo completou 90 anos de atividades voltadas para crianças, idosos e adolescentes. Superando desafios e adversidades, a entidade celebrou as conquistas, o crescimento e o apoio da comunidade ao longo dos anos, enfatizando o slogan que guia as ações: “Acreditamos em um futuro melhor”.

Tudo começou em 1915, quando o Tenente Coronel Lucas José de Araújo doou em testamento suas terras para a primeira entidade que criasse um local para crianças órfãs e em situação de vulnerabilidade de Passo Fundo. Em 1924 um grupo de senhoras intitulado “Damas de Caridade” topou o desafio, criaram o asilo e, em 1928, os estatutos da entidade foram aprovados, marcando, assim, o início desta entidade.

Hoje, a Fundação abrange o Lar da Menina Pe. Paulo Farina, as Instituições de Longa Permanência (ILP) São José e João XXIII e as escolas de Educação Infantil João Bosco e Menino Deus. Diariamente, atende mais de 300 pessoas, além de contar com mais de 100 funcionários para a realização dos trabalhos e para encarar o desafio que é encontrar os meios necessários para oferecer um atendimento de qualidade.

www.fundacaolucasaraujo.com

Copyright @ 2019 - Arquidiocese de Passo Fundo. Todos os direitos reservados.